Jogos Olímpicos: 28 países já conquistaram, ao menos, uma medalha
Enquanto você dormia na madrugada deste sábado (24), os Jogos Olímpicos de Tóquio distribuía as suas primeiras medalhas. Até o fechamento deste texto, às 11 horas (MS), 28 países já haviam faturado ao menos uma medalha de bronze. O Brasil ainda não subiu ao pódio.
Além dos brasileiros, os Estados Unidos, maior delegação esportiva do mundo, também não conquista nenhuma medalha no primeiro dia de Olímpiadas. Aliás, é a primeira vez em 48 anos que isso acontece.
As medalhas deste primeiro dia foram dos esportes de ciclismo de estrada, judô, esgrima, levantamento de peso, taekwondo, tiro esportivo e tiro com arco.
O Equador é o único país sul-americano a conquistar alguma medalha até agora. Foram ouro no ciclismo de estrada.
Quadro de medalhas
O quadro de medalhas olímpicas é liderado pela China, uma das grandes potências esportivas do planeta. O país já soma quatro medalhas ao todo, sendo três de ouro e uma de bronze. A Itália é a segunda colocada, com total de duas medalhas, sendo uma de ouro e outra de prata. Situação igual ao do Japão, em terceiro lugar.
A Coréia do Sul tem três medalhas ao todo, mas fica em quarto lugar no quadro geral por ter uma de ouro e duas de bronze. O posicionamento das delegações no ranking olímpico leva em consideração o número total de medalhas de ouro, depois as de prata e, por fim, as de bronze.
Além destes, outros cinco países também já conquistaram uma medalha de ouro cada. São eles, Equador, Hungria, Irá, Kosovo e Tailândia.
Na sequência estão os atletas da Rússia e a Sérvia, que conquistaram uma medalha de prata e uma de bronze, cada.
Outros sete países já somam uma medalha de prata, cada. São eles: Bélgica, Espanha, Índia, Holanda, Romênia, Taiwan e Tunísia.
E 10 países conquistaram a medalha de bronze: Estônia, França, indonésia, Israel Cazaquistão, México, Mongólia, Eslovênia, Suíça e Ucrânia.