DestaquesGeral

Inmet coloca parte de MS em alerta para temporal e ventos intensos de até 100 km/h neste final de semana

Grande parte de Mato Grosso do Sul poderá ser atingida por um forte temporal na sexta-feira (18). A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) hoje (17), através de dois alertas.

Conforme consta, a mudança no tempo ocorre devido a aproximação de um ciclone extratropical, que está se formando entre o Uruguai, o leste da Argentina e o oeste do Rio Grande do Sul.

Ao longo da sexta-feira, o sistema avança pelo território gaúcho e começa a causar pancadas de chuva também no Mato Grosso do Sul, especialmente nas regiõs leste e extremo sul, e também em Santa Catarina e no Paraná.

A mudança irá afetar entre a sexta-feira e o domingo (20), espera-se também que a entrada de uma massa de ar frio faça as temperaturas caírem durante o final de semana.

Mapa de acumulados totais de chuva até o domingo (20)
Mapa de acumulados totais de chuva até o domingo (20) mostra que os maiores volumes serão registrados no Sul (especialmente no Rio Grande do Sul) e em parte do Centro-Oeste.

Alertas

O primeiro alerta emitido pelo Inmet indica para a ocorrência de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia, acompanhada por rajadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.

Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Ao todo, são apenas três cidades na área de risco, sendo elas: Naviraí, Itaquiraí e Eldorado.

O aviso está classificado na cor laranja, que significa Perigo, e é válido das 10 horas de sexta-feira até às 10 horas de sábado (19), porém, pode ser prorrogado conforme as condições climáticas se desenvolverem.

O segundo alerta é para vendaval, sendo esperado rajadas entre 60 km/h a 100 km/h, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.

O aviso está classificado na cor laranja, que representa Perigo, e é válido das 10 horas de sexta-feira até 10 horas de sábado. São 64 cidades na área de risco.

AmambaiIvinhema
AnastácioJaporã
AnaurilândiaJaraguari
AngélicaJardim
Antônio JoãoJateí
AquidauanaJuti
Aral MoreiraLadário
BandeirantesLaguna Carapã
BataguassuMaracaju
BatayporãMiranda
Bela VistaMundo Novo
BodoquenaNaviraí
BonitoNioaque
BrasilândiaNova Alvorada do Sul
CaarapóNova Andradina
CamapuãNovo Horizonte do Sul
Campo GrandeParanhos
CaracolPonta Porã
CorguinhoPorto Murtinho
Coronel SapucaiaRibas do Rio Pardo
CorumbáRio Brilhante
DeodápolisRio Negro
Dois Irmãos do BuritiRio Verde de Mato Grosso
DouradinaRochedo
DouradosSanta Rita do Pardo
EldoradoSão Gabriel do Oeste
Fátima do SulSete Quedas
Glória de DouradosSidrolândia
Guia Lopes da LagunaTacuru
IguatemiTaquarussu
ItaporãTerenos
ItaquiraíVicentina

Orientação

Em caso de rajadas de vento e tempestades, existe risco de descargas elétricas (raios) e queda de galhos e objetos. Portanto, é recomendado:

  • Não se abrigar debaixo de árvores;
  • Não se abrigar debaixo de coberturas pequenas, como quiosques;
  • Evitar áreas próximas a postes e torres de transmissão;
  • Evitar áreas próximas a objetos altos, como placas e letreiros.

Em caso de dúvida ou emergência, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).