DestaquesMunicípios

Inaugurada em Bataguassu a maior fábrica de hambúrguer do mundo

Foi inaugurado nesta sexta-feira (26), em Bataguassu, a nova fábrica de industrializados de carne (hambúrgueres, almôndegas, carnes cozidas, salsichas e carne moída compactada) da Marfrig. A unidade tem capacidade de produzir até 20 mil toneladas por ano, sendo a maior do mundo na fabricação de hambúrgueres, inclusive, vai fornecer a produção para a rede americana McDonald’s.

Ao todo, foram investidos R$ 130,7 milhões na planta, entre construções, instalações, maquinários e equipamentos. “Continuamos no processo de desenvolvimento, com uma empresa inovadora, que aqui vai transformar proteína em alimento, sendo a fábrica mais moderna do mundo”, disse o CEO da Marfrig, Miguel Gularte.

O controlador e presidente do Conselho de administração da Marfrig, Marcos Molina, ressaltou que será produzido produtos inovadores e de qualidade na nova fábrica. “Um processo que segue do fazendeiro até chegar ao consumidor final”.

“Essa nova fábrica, além de atender à alta demanda do mercado interno, poderá exportar para países com os quais já temos ótimo relacionamento comercial”, diz Rui Mendonça, diretor geral de industrializados da América do Sul na Marfrig. Ele acrescenta que a implantação da unidade vai incrementar a produção de itens industrializados pela Marfrig, que tem crescido. Os industrializados representaram 5% do faturamento da companhia na América do Sul em 2018 e passaram a responder por 15% em 2022. ​

A fábrica fica na rodovia BR-267, na zona rural de Bataguassu, onde já existe o frigorífico de abate e desossa da empresa. O terreno tem 19.300 m2 e a área construída é de 6.541 metros quadrados. A nova indústria, inclusive, vai utilizar esta matéria prima produzida no local, já que seu frigorífico tem capacidade de abater 1.250 animais e produzir 4.400 toneladas de carne bovina.

Os principais produtos industrializados são hambúrgueres, almôndegas, carnes cozidas, salsichas e carne moída compactada. A unidade produzirá hambúrguer, que agregará valor ao portfólio comercial da companhia e atenderá à alta demanda interna do segmento de food service (restaurantes, bares, padarias), especialmente impulsionado pelo delivery nos últimos dois anos.​

A nova operação da Marfrig em Bataguassu acrescentará 24.000 toneladas de hambúrguer por ano à atual produção da companhia, que é de 220.000 toneladas/ano. E vai gerar 150 empregos diretos. Além da nova unidade, a empresa tem um projeto de uma fábrica de colágeno em Bataguassu, que ainda está em fase de discussão. Os novos investimentos privados no Estado contribuem para o desenvolvimento da região e impulsionam a economia local.

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, destacou que é um orgulho a vinda da fábrica para cidade. “São novos empregos, receita e investimentos para o município e ao Estado. A nossa cidade é privilegiada”, citou. Além dele, também estiveram presentes no evento de inauguração o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar.

“A maior fábrica de hambúrguer do mundo no Estado gera frutos e oportunidades. É o resultado da nossa política de troca de incentivos por empregos. Esta política de sucesso é feita pensando na sustentabilidade, que aqui segue junto com o desenvolvimento, sempre atraindo novos investimentos”, disse o governador.

Deixe um comentário