DestaquesGeral

Hoje é o Dia Mundial do Café; veja dicas para preparar a bebida

Para quem gosta, todo dia é dia do café. Não precisa de motivo para celebrar o dia da bebida que possui um aroma irresistível e um sabor intenso. E muitas pessoas em nosso país partilham desta opinião, pois de acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor mundial do grão com 13% da demanda global, com 21 milhões de sacas ao ano. E embora seja muito prazeroso celebrar o café, há que se explicar o porquê de tantas datas diferentes.

Em 14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café. Nesta data, a indústria cafeeira celebra a bebida que só é menos consumida que a água em todo o mundo.

Já no dia 24 de maio, além do Dia Nacional do Café, também é celebrado o dia barista (profissional especialista no preparo de bebidas à base de café). A data foi oficializada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em 2005 para simbolizar a época de abertura da colheita do grão na maior parte do país.

Por fim, em 1º de outubro temos o Dia Internacional do Café. Portanto, uma celebração global. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Café (OIC) em 2015, com o objetivo de unificar as celebrações ao redor do mundo.

Dicas para preparar um café à altura das datas especiais

A melhor maneira para comemorar o Dia Mundial do Café é sem dúvida, beber uma xícara bem quente e saborosa da bebida. A cliente do Fort Atacadista e empresária Heloísa Garcia, do Café Doce Grão, listou algumas dicas importantes para que nenhuma propriedade da bebida seja desperdiçada:

Dica 1: Escolha um produto de qualidade

O café pode ser em pó ou em grão, mas é importante que ele seja de qualidade, e de preferência 100% café arábica. Caso possua um moedor de café em casa, então é recomendável que opte pelo café em grão e faça a moagem na hora, pouco antes do preparo e apenas na quantidade certa. As melhores marcas de café possuem o selo de pureza e qualidade da ABIC, que garante a procedência e assegura que o produto não contenha resíduos ou impurezas.

Dica 2: Conserve-o de forma adequada

Após abrir a embalagem do café, conserve-o protegido da luz, para que não haja oxidação e perda de suas propriedades. Use recipientes bem vedados, de metal, vidro ou plástico escuro, e guarde-o na geladeira, pois a baixa temperatura vai ajudar a preservar as suas propriedades. Consuma em até 15 dias depois de aberto, depois disso, já não vai possuir o mesmo sabor e aroma desejados.

Dica 3: Não adicione açúcar no pó ou na água

Algumas pessoas possuem o hábito de colocar o açúcar na água ou no pó para agilizar o preparo. Não faça isso. O adoçante e o açúcar removem todo o sabor da bebida. Deixe para adoçar somente depois de pronto ao seu gosto na sua xícara. O açúcar misturado na água pode alterar o ponto de ebulição da água e fazer com que o café vire uma espécie de xarope, prejudicando totalmente o preparo e o resultado.

Dica 4: Preste atenção na proporção e moagem

A proporção entre o pó e a água é fundamental em qualquer preparo. Para saber como fazer um bom café, você deve utilizar entre 2 ½ e 3 colheres (sopa) de pó para cada meio litro de água. O ideal é manter o equilíbrio, dependendo da sua preferência por um café mais forte ou mais fraco.

Dica 5: Não ferva a água

Para um café perfeito, não deixe a água ferver, use-a numa temperatura de, no máximo, 90°C. Quando deixamos a água ferver, a alta temperatura altera a acidez do pó, prejudicando o sabor final do café.

Outras dicas para o preparo de um bom café

  • Utilizar o pó de café apenas uma vez;
  • Escalde a garrafa térmica e o coador com água quente, para evitar o choque térmico;
  • Ao coar o café, depois de colocar no filtro ou coador, não mexer com colher ou outro utensílio;
  • Depois de pronto, o café deve ser consumido imediatamente, ou em no máximo uma hora depois.
  • Não reaqueça o café passado já frio para não alterar o seu sabor.

Deixe um comentário