Gripe já matou 13 pessoas em MS
Na semana em que a Campanha de Vacinação contra a Gripe foi ampliada para toda a população, a Secretaria do Estado de Saúde (SES) confirmou mais três óbitos pelo vírus Influenza, totalizando agora em 13 vítimas fatais ao longo deste ano. Os novos registros aconteceram nas cidades de Porto Murtinho, Corumbá e em Rio Verde de Mato Grosso.
Conforme a SES, as vítimas são um homem de 33 anos, morto no dia 30 de maio, em Porto Murtinho. No sábado (1º), uma mulher de 36 anos faleceu em Corumbá com sintomas de H1N1, ela havia dado à luz recentemente e apresentava hipertensão na gravidez. O caso mais recente é de uma idosa de 87 anos, de Rio Verde, e que faleceu na segunda-feira (03) por Influenza A Não subtipada.
Dós 13 óbitos registrados até agora no Estado, cinco ocorreram em Três Lagoas, duas em Corumbá, duas em Rio Verde de Mato Grosso, e uma nos municípios de Aquidauana, Inocência, Campo Grande e Porto Murtinho. A campanha de vacinação aberta a toda a população não tem uma data para terminar, ou seja, a ação termina quando acabarem os estoques das vacinas nas unidades de saúde.
O vírus H1N1 apresenta sintomas de febre alta, mal-estar, dores de cabeça, espirros constantes e tosse. Em alguns casos, pode haver também dificuldade para respirar ou falta de ar. Quando os sintomas aparecem, o aconselhável é procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência do paciente para o diagnóstico médico e tratamento adequado.