DestaquesGeralSaúde

Governo mantém aulas e suspende férias de profissionais de saúde

O Governo do Estado apresentou nesta segunda-feira (16) as primeiras medidas adotadas para evitar o aumento de casos do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. O decreto normativo será publicado no Diário Oficial (DOE) de terça-feira (17). Ao contrário de outros estados e de municípios, como Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) não suspendeu as aulas da Rede Estadual de Ensino (REE).

Entre as providências tomadas ficou decidido que bombeiros militares e servidores da área de saúde estadual, como médicos e enfermeiros, estão proibidos de tirar férias durante o período de pandemia do Covid-19.

O Governo do Estado também vai limitar as visitas a presos, criar normativas internas para a quarentena de funcionários que vierem de regiões de muita incidência do vírus e suspender os eventos da administração estadual com grande número de pessoas, tais como inaugurações e lançamentos de obras.

“Todos os passos que estamos dando, estamos dando seguindo as determinações do Centro de Operações Especiais Contra o Coronavírus ”, disse o governador Reinaldo Azambuja, durante entrevista coletiva para apresentar as medidas de emergência.

Com relação as aulas da Rede Estadual de Ensino, Reinaldo garantiu que elas estão mantidas normalmente. “Nós entendemos que chegará um momento que teremos que parar as aulas em algumas localidades. Pode ser na Capital ou no interior”, explicou o governador, acrescentando que o mês de abril deve ser o mais preocupante para o Estado devido a mudança na temperatura.

O decreto também vai trazer recomendação ao setor privado para evitar a realização de eventos com aglomeração de pessoas. Quase 2 milhões de panfletos serão produzidos e distribuídos para informar sobre sintomas e modos de prevenção da doença.

De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde (SES), até essa segunda-feira Mato Grosso do Sul contabilizava dois casos confirmados em Campo Grande e outros quatro suspeitos, sendo dois em Dourados, um em Campo Grande e outro em São Gabriel do Oeste.

Deixe um comentário