Fumaça vinda da Amazônia encobre o céu de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira
A presença de um fumaça encobrindo grande parte de Campo Grande chamou a atenção da sociedade, acreditando que algum incêncio de grandes proporções estivesse acontecendo, no entanto, a fumaça que está presente na cidade hoje tem a sua origem em um local mais distante, mais precisamente na Amazônia.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS) explicou que há uma grande concentração de fumaça sobre a região Centro-Oeste brasileira devido ao grande número de incêndios florestais que estão ocorrendo na região amazônica.
Uma imagem divulgada pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e que foi registrada por satélite durante a manhã de hoje, mostra a fumaça sobre parte de Mato Grosso do Sul, bem como os demais estados do centro-oeste.
“A configuração dos ventos, que atuam de noroeste sobre Mato Grosso do Sul, ajudam a transportar a fumaça gerada pelos incêndios florestais e deixam o céu com tom acinzentado em MS”, disse a meteorologista do Cemtec/MS, Valesca Rodriguez.
O Brasil tem 3.243 focos de incêndio ativos nesta quinta-feira (08), sendo que mais de 1.900 desses focos estão na Amazônia, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial).
Além da fumaça, MS também está em alerta de Perigo para a baixa umidade reltiva do ar, segundo informou o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) através de um aviso meteorológico. A orientação é ingerir bastante líquido; evitar atividades físicas entre 10h e 16h, principalmente ao ar livre; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Além e usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.