DestaquesGeral

Frente fria derruba temperaturas e pode levar termômetros a 0°C em MS nesta semana

A semana será marcada por uma virada brusca no clima em Mato Grosso do Sul. A chegada de uma frente fria entre terça-feira (27) e quarta-feira (28) promete não apenas muita chuva, mas também a queda mais acentuada de temperaturas registrada neste ano, com possibilidade de termômetros marcando 0°C em algumas regiões do Estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o avanço do sistema frontal trará o choque entre massas de ar quente e frio, o que deve provocar, inicialmente, condições de tempo severo. O alerta se estende aos estados do Sul do país e às áreas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com previsão de chuvas fortes, rajadas de vento e queda brusca nas temperaturas.

“O ar frio será bastante intenso, o suficiente para provocar as menores temperaturas do ano até agora”, informou o Inmet em boletim.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS), também emitiu alerta. Segundo o órgão, são esperados volumes expressivos de chuva, com acumulados que podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas, além da possibilidade de tempestades com raios e ventos fortes.

A chuva deve passar e o ar mais frio avançar, associado à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica pós-frontal, gerando queda acentuada nas temperaturas em todo Mato Grosso do Sul.

A previsão é que, com o avanço do frio, algumas regiões do Estado registrem geadas pontuais de intensidade fraca a moderada. “Ainda durante o outono, o Estado deve registrar as menores temperaturas do ano, podendo zerar o termômetro em locais em que costuma fazer mais frio”, informou a Cemtec.

Entre os dias 29 de maio e 5 de junho, são previstas temperaturas mínimas entre 5°C e 9°C, especialmente na metade sul do Estado. Pontualmente, podem ocorrer valores abaixo de 4°C a 5°C. Nesse período, há também a possibilidade de ocorrência de geadas, com intensidade variando de fraca a moderada, conclui o órgão.

Frio intenso nos municípios

Na Capital, Campo Grande, o frio começa a se intensificar na quarta-feira (28), com mínima prevista de 7°C e máxima de 19°C. Na quinta-feira (29), a temperatura mínima se mantém em 7°C, mas a máxima deve cair para 17°C.

Em Aral Moreira, no sul do Estado, os termômetros devem variar entre 4°C e 17°C, com previsão de muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Dourados também terá dias gelados, com mínima prevista de 5°C e máxima de 21°C, além de alternância entre períodos de sol e chuva.

Os municípios da região sul de Mato Grosso do Sul devem enfrentar as menores temperaturas, que podem chegar a 0°C, com sensação térmica ainda mais baixa, especialmente nas madrugadas.

A previsão é que o frio permaneça, pelo menos, até o início de junho.