DestaquesMunicípios

Fora do grupo prioritário, prefeito recebe vacina da Covid-19 e terá que se explicar ao MPMS

Se já não bastasse a situação de calamidade pública decorrente das fortes chuvas dos últimos dias, a cidade de Nioaque voltou a ser notícia em Mato Grosso do Sul nesta semana, o motivo da vez está no fato de o prefeito Valdir do Couto Junior (PSDB), de 37 anos, desrespeitar o critério de prioridade e receber a vacina contra o Covid-19 ainda no primeiro dia da campanha de imunização municipal.

A imagem dele recebendo a vacina foi compartilhada nas redes sociais e rapidamente chegou ao Ministério Público Estadual (MPMS), que abriu uma sindicância para apurar o fato. Em resposta à denúncia, o gestor alega que é profissional da saúde, atuando como dentista, e sustenta ainda que aceitou receber a injeção como medida de incentivo aos indígenas da Aldeia Brejão.

Em Mato Grosso do Sul, a vacina contra o Covid-19 está sendo aplicada neste primeiro momento exclusivamente em indígenas e profissionais da saúde que estejam efetivamente atuando na linha de frente de combate a doença, além de idosos que estão em asilos e casas de repouso.

De acordo com o MPMS, o prefeito pode responder por improbidade administrativa. O Ministério solicitou ao Município a listagem com a identificação de todas as pessoas já vacinadas nas aldeias incluindo a ficha do atual prefeito de Nioaque. Valdir Júnior tem ainda dois dias para esclarecer ao MPMS a razão de ter sido imunizado mesmo em desacordo com o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

Em nota distribuída à imprensa, o prefeito Valdir Júnior alegou ser membro da Coordenação de Vigilância Sanitária do município de Nioaque, que atua na linha de frente de combate ao novo coronavírus e que recebeu a imunização para “mostrar que a vacina não oferece riscos à saúde”.

Valdir Júnior é o único candidato a presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), cuja eleição acontece no dia 29 deste mês. Ele foi reeleito para o cargo de prefeito de Nioaque com 54,83% dos votos válidos, um total de 4.475 votos.

Deixe um comentário