Flamengo derrota o São Paulo mais uma vez e está na final da Copa do Brasil
O Flamengo está na final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (14), o Rubro-Negro derrotou o São Paulo por 1 a 0 no Maracanã, com gol de Arrascaeta ainda no primeiro tempo. No jogo anterior, o time já havia vencido o Tricolor Paulista por 3 a 1 e avançou sem maiores dificuldades.
SOLTA O ARRASCAETA NESSA P@#$+! ⚽🔴⚫ #VamosFlamengo #FLAxSAO pic.twitter.com/OtfKLTkjkt
— Flamengo (@Flamengo) September 15, 2022
O adversário será conhecidos na quinta-feira (15), quando Corinthians e Fluminense se enfrentam na Neo Química Arena, após terem empatado em 2 a 2 na partida anterior. Quem vencer, independente do placar, vai à final. Um novo empate leva a decisão aos pênaltis. A final será será em dois jogos, nos dias 12 e 19 de outubro.
Aliás, essa será a oitava vez que o Flamengo disputará o título da competição, sendo venceu três vezes (1990, 2006 e 2013) e perdeu as finais de 1997, 2003, 2004 e 2017.
Outro estatística interessante do duelo de hoje é que o técnico Rogério Ceni jamais venceu o Flamengo. Com a eliminação no Maracanã, já são 10 derrotas em 10 jogos na carreira do treinador.
Por agora, os dois times voltam a pensar no Campeonato Brasileiro, sendo que o Flamengo enfrenta o próprio Fluminense na próxima rodada, no Maracanã, no domingo (18), às 15 horas (MS). Já o São Paulo visita o Ceará, no Castelão, no mesmo dia e horário.
Fora isso, os dois times também terão pela frente uma decisão cada, pelas Copas Libertadores da América e Sul-Americana, respectivamente, contra o Athletico no dia 29 de outubro e o Independiente Del Valle no dia 1º de outubro.
O jogo
O primeiro lance de perigo rubro-negro veio logo aos dois minutos de partida, em passe de Arrascaeta para Everton Ribeiro arriscar de longe, mas a bola foi por cima do travessão de Jandrei. Aos sete, após troca de passes com Ribeiro, foi a vez de Rodinei tentar de chapa no canto esquerdo do goleiro tricolor, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Chegando aos 10 minutos de bola rolando, o São Paulo chegou com muito perigo: cara a cara com Santos, Luciano chutou à queima-roupa, para grande defesa do arqueiro rubro-negro, mas o bandeirinha já marcava impedimento.
Aos 16, foi marcado mais um impedimento, agora em lance ofensivo do Flamengo, depois de Pedro receber de Gabi para balançar a rede. Aos 29 minutos, a bola sobrou para Gabriel na intermediária e o atacante soltou a bomba; a bola foi cheia de efeito no canto esquerdo de Jandrei, que fez grande defesa.
Na jogada seguinte, Arrascaeta driblou pelo bico direito da pequena área, arriscou o chute, mas a bola explodiu na zaga e saiu em escanteio.
O gol do Mengão saiu aos 35, em uma pintura: David Luiz tocou para Pedro, que escorou para Everton Ribeiro; o meia entregou com açúcar para Arrascaeta que fez o giro e, com um tapa venenoso, empurrou para o fundo da rede.
O placar agregado chegava a 4 a 1 e a Nação não economizava na festa nas arquibancadas do Mário Filho. Nos minutos finais da primeira etapa, Gabigol pegou rebote na entrada da área e viu Jandrei adiantado e deu de cavadinha para tentar encobrir o goleiro, que salvou a meta adversária com um movimento digno de líbero de vôlei.
A segunda etapa começou em ritmo acelerado e as duas equipes chegaram com volume ofensivo. O Mais Querido chegou perto de ampliar já aos quatro minutos, em lance inacreditável: Gabi recebeu de Arrascaeta e foi travado pelo goleiro; na sobra, João Gomes fez lançamento para Pedro, que tentou uma puxeta, mas a bola passou por cima.
Na sequência, depois de bate e rebate na área do Flamengo, a bola sobrou para Luciano que acertou a trave; no rebote, Calleri, livre, jogou por cima do gol.
Aos 16 minutos, Filipe Luís ajeitou para Everton Ribeiro na entrada da área; o meia arriscou e a bola tirou tinta do travessão. Nos minutos finais do duelo, o ritmo da partida diminuiu e o marcador se manteve anunciando a vitória simples – e suficiente – do finalista Flamengo.