Faltou pouco para nevar em MS; sensação térmica foi de -11°C no interior
A cidade de Bela Vista voltou a ser a mais congelante de todo o Mato Grosso do Sul neste terceiro dia da passagem de uma massa de ar polar continental pelo estado. Os termômetros marcaram incríveis -2,3°C na madrugada desta quarta-feira (30) naquela localidade, com a sensação térmica absurda de -11°C. Essa foi a madrugada mais gelada do ano em MS.
Ao todo, 13 cidades tiveram geada forte e nevoeiro, condições essas que podem dar origem a neve. A geada criou uma fina camada de gelo em alguns veículos e objetos dos sul-mato-grossenses e rapidamente ganharam as redes sociais.
De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, a geada aconteceu em Cassilândia, Água Clara, Ponta Porã, Aral Moreira, Itaquiraí, Ivinhema, Dourados, Porto Murtinho, Bela Vista, Iguatemi, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Paranhos, Mundo Novo, Sete Quedas, Amambai e Campo Grande.
No município de Rio Brilhante, o termômetros registraram -2,1°C com sensação de -10°C. Em Dourados, também houve recorde de temperatura baixa, marcando 0,3°C e a sensação de -3°C; em Iguatemi o frio foi de -0,2°C e Santa Rita do Pardo -1,3°C. Em Vicentina, a temperatura foi de 4°C e Corumbá 5°C com sensação de 2°C.
Já na Capital, a menor temperatura foi de 3°C, por volta das 6 horas, com a sensação térmica de -1°C. Durante a manhã, o Sol ganhou força e os termômetros subiram rapidamente para os 11°C, devendo atingir até 13°C durante a tarde.
O núcleo da massa de ar polar já passou pelo Mato Grosso do Sul e agora a tendência é que as temperaturas subam gradativamente. Já no final de semana o calor predomina durante o dia, especialmente à tarde, mas as noite e as madrugadas deverão continuar frias, porém, com menos intensidade.
A próxima frente-fria prevista para o Estado é para o final do mês de julho e o início de agosto.