DestaquesPolítica

Ex-vereador que já foi condenado por fraude vai assumir secretaria em Dourados

Uma pequena reforma administrativa foi promovida pelo prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), nesta sexta-feira (07). As alterações no comando de duas pastas entram em vigor somente na próxima segunda-feira (10).

A mudança coloca novamente no cenário o ex-vereador Joaquim Soares, figura conhecida por ter sido presidente da Câmara Municipal e condenado por fraude a licitação pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

De acordo com uma nota oficial publicada no site da Prefeitura, Soares vai passar a chefiar a Secretaria de Agricultura Familiar no lugar de Ademar Roque Zanatta que, por sua vez, passará a ser o títular do Imam (Instituto do Meio Ambiente).

Já o atual presidente do Imam, Lauro Maymome Coelho Netto, deixará a função para atuar como coordenador da UGP (Unidade Gerenciadora de Programa), responsável pelos projetos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).

As alterações foram divulgadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Dourados através de uma nota oficial, porém, não foram explicados os motivos para tais mudança.

Ex-vereador foi condenado à prisão em Dourados

Em agosto de 2010, o TJMS condenou por crime de fraude a licitação, o ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Dourados, Joaquim Soares.

O pedido de condenação foi feito pelo Ministério Público Estadual (MPMS), por intermédio do Promotor de Justiça Paulo Zeni, na época, titular da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca.

De acordo com os autos, o ex-vereador realizou despesas ilícitas, no total de R$605.529,51 entre os anos de 1999 e 2000 para o pagamento de serviços de sonorização da Câmara, publicação de matérias jornalísticas e de serviços fotográficos, o que deveria ser contratado por meio de processo licitatório.

O réu foi condenado a três anos e seis meses de detenção, além do pagamento de 233 dias de multa e da suspensão dos seus direitos políticos enquanto durarem os efeitos da sentença.