Ex-secretário e conselheiro do TCE-MS, Osmar Jerônymo, é condenado pela Justiça
O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Osmar Jerônymo foi condenado pela Justiça. A decisão é o juiz David de Oliveira Filho, da 2ª vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, com base em denúncia do Ministério Público Estadual (MP-MS) por crime de improbidade administrativa.
Conforme a denúncia, quando era secretário de Governo da Prefeitura de Campo Grande, Osmar Jerônymo junto de outros agentes públicos que atuavam na administração municipal e terceiros, se beneficiaram de uma licitação de um contrato de publicidade que foi prorrogado várias vezes e que durou cinco anos, entre 2002 e 2007.
Mais de R$ 1 milhão foram gastos no contrato com essa empresa. O MP-MS também apurou pelas notas fiscais que a vencedora do contrato tinha apenas a prefeitura como cliente, sendo criada como empresa de fachada, administrada por laranjas para vencer o processo licitatório.
A decisão contra o conselheiro determina que ele faça o ressarcimento integral do dano ao erário no valor de R$ 580 mil corrigido, o pagamento de multa no valor de R4 750 mil, além da proibição de firmar contrato com o poder público durante cinco anos.
Caso a condenação se mantenha após o trânsito em julgado do processo o conselheiro poderá perder a função pública e ter os direitos políticos.
A Justiça também condenou a empresa vencedora e a outros dois denunciados. Por ser condenação em primeira instância ainda cabe recursos. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do conselheiro Osmar Jerônymo.
*Por G1 MS