DestaquesPolítica

Presidente do HRMS, Rosana Leite de Melo assume a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid

A diretora-presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e médica Rosana Leite de Melo foi nomeada nesta quinta-feira (17) pelo chefe da Casa Civil Luiz Eduardo Ramos como a nova secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Rosana é a terceira pessoa a ocupar o cargo, criado no mês de maio deste ano. Antes dela estiveram Francieli Fantinato, que assumiu a coordenação do Plano Nacional de Imunização (PNI), e a infectologista Luana Araújo, que esteve por apenas dez dias na função.

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 se destina a “propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à Covid-19”. É dever da pasta a realização de uma articulação com Estados, Municípios e com o Distrito Federal e ainda coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19.

Ao justificar a escolha pela médica sul-mato-grossense, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o nome dela é “bem aceito na comunidade médica” e que é necessário “harmonizar” a relação entre os médicos.

“É um nome bem aceito na comunidade médica. Nós podemos também harmonizar a relação entre os médicos, que há divisões, uns tem opinião baseada em determinados conceitos, outros expressam determinados pontos de vista e nós precisamos harmonizar essas ações pra seguir em frente”, disse ele nesta quinta-feira.

 Rosana Leite de Melo em reunião com o ministro Marcelo Queiroga em junho de 2021. — Foto: Tony Winston/MS
Rosana Leite de Melo em reunião com o ministro Marcelo Queiroga em junho de 2021. — Foto: Tony Winston/MS

Currículo

Rosana Leite de Melo possui residência em cirurgia geral e em oncologia e faz parte do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul desde 2013. Ela é médica cirurgiã de cabeça e pescoço e servidora pública federal desde 2003.

Começou a trabalhar no HRMS em 2003 e, em 2014, se tornou professora do curso de medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Em 2017 foi diretora da divisão de Desenvolvimento na Educação em Saúde, do Ministério da Educação, depois foi coordenadora-geral de Residências em Saúde e, em 6 de novembro de 2019, assumiu a presidência do HRMS.

Deixe um comentário