CapitalDestaquesSaúde

Estoque da vacina contra gripe já se esgotou em Campo Grande

O estoque de vacinas contra o vírus Influenza em Campo Grande se esgotou nesta quarta-feira (25). A informação é da Prefeitura Municipal, conforme consta, a chegada do novo lote do medicamento deve ocorrer somente na próxima semana, mas sem uma data específica. Mais de 44 mil pessoas foram imunizadas até agora, ultrapassando a meta estipulada de 26 mil para essa primeira fase da ação.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe começou na terça-feira (24) na cidade, um dia depois da largada nacional. Nesta primeira etapa da ação de imunização apenas idosos maiores de 60 anos de idade e trabalhadores da área da saúde estavam autorizados a receber a vacina.

Entretanto, a alta adesão fez com que as doses zerassem logo nos dois primeiros dias da campanha. De acordo com o Município, o Ministério da Saúde tem enviado as doses de forma escalonada. Campo Grande recebeu até agora dois lotes de vacinas, que totalizaram 44.610 doses.

Além das unidades básicas de saúde, farmácias privadas também realizaram a vacinação gratuitamente com o objetivo de descentralizar e evitar a aglomeração. Na rede particular, a informação é de que em algumas clínicas ainda há vacinas disponíveis.

A primeira fase da campanha de vacinação segue até o dia 15 de abril, conforme o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau). A segunda fase começa no dia 16 de abril e abrange professores, profissionais de força de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais a meta é 13 mil pessoas.

A terceira e última fase será para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indigenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos a meta é de pouco mais de 27 mil pessoas.

Deixe um comentário