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Energisa, Águas Guariroba, bancos e telefônicas são as empresas com maiores reclamações em MS

Empresas responsáveis por serviços públicos essenciais para o nosso dia a dia foram as que mais registraram reclamações no Procon de Mato Grosso do Sul durante o primeiro semestre deste ano. Conforme o balanço divulgado pelo órgão, a Energisa MS, concessionária de energia elétrica, obteve 1.483 reclamações, enquanto que a Águas Guariroba, responsável pelo abastecimento de água em Campo Grande, somou 789 insatisfações de clientes.

Os serviços de telefonia e o das agências bancárias também registraram uma grande quantidade de reclamações no Procon. A Telefônica Brasil (Vivo) foi a empresa deste grupo com maior quantidade de queixas, com 469 registros, seguida da Claro, com 463, Tim, 441, e a Brasil Telecom, com 338 reclamações de consumidores.

No caso dos bancos, a lista é liderada pelo Bradesco, com 613 notificações. Em segundo lugar aparece a Caixa Econômica Federal, com 263 reclamações, seguida do Banco BMG, 217, Santander, 169, e do Banco do Brasil, com 147 queixas.

O Procon elaborou um ranking com as 50 empresas que mais obtiveram reclamações no Estado neste primeiro semestre do ano. Como dito antes, a Energisa, com 1.483, e a Águas Guariroba, com 789 reclamações, encabeçam o quadro, que é completado pela Telefonica do Brasil (469), Claro (463), Banco Bradesco (391), Tim (321), Casas Bahia (302), Caixa Econômica Federal (263), Sky (230) e Bradescard (222). Confira aqui o ranking completo aqui.

Para o superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, o órgão cumpre a sua função de proteger as relações de consumo. “Esta é uma das razões para o Procon Estadual estar sempre atento às demandas do consumidor. Existem empresas que se dão ao direito de prestar serviços sem qualidade, entendendo que estarão imunes aos rigores da Lei”, disse.

Conforme os dados apresentados, o órgão realizou no período 715 operações, contra 654 realizadas no primeiro semestre de 2018, aumento de 9,33%. Supermercados, bancos, farmácias e postos de combustível foram os principais alvos das inspeções. Somando com as ações realizadas nos outros anos, dá um total de 2.808, sendo 886 em 2017 e 1.207 em 2018.

Confira aqui a lista completa das empresas do Estado com reclamações atendidas pelo Procon

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