CapitalDestaques

Empresária transforma amor pela moda em negócio e consolida ateliê em Campo Grande

A moda é um poderoso meio de expressão e reflete nela a forma como as pessoas vivem e sentem. Para Roseli Budke, a costura surgiu como uma maneira de amenizar a dor e a saudade deixada pela perda do seu primeiro filho e logo se transformou em uma grande paixão. Atualmente, a cuiabana é proprietária de um ateliê em Campo Grande e, com o apoio do Sebrae/MS, se destaca com a produção de vestidos sob medida para festas e eventos.

Formada em Design de Moda, o empreendedorismo surgiu na vida de Roseli assim que começou na costura, quando passou a atender as clientes na sua casa em Cuiabá. No entanto, entre idas e vindas, acompanhando as transferências de trabalho do marido, Roseli cursou Direito em Brasília e trabalhou durante seis anos em escritórios de advocacia. Foi só quando vieram para Campo Grande que a empreendedora resolveu abraçar de uma vez o sonho do próprio negócio e passou a se dedicar na estruturação do seu ateliê.

Entre as dificuldades para estabelecer um preço justo para suas peças e administrar os funcionários, Roseli percebeu que investir em capacitação era a melhor forma de fazer a sua empresa prosperar. “Com o passar do tempo fiz várias especializações na área da moda, mas não era o suficiente para fazer o meu negócio crescer, então sabia que precisava me capacitar como empreendedora também. Foi aí que surgiu a oportunidade de participar do Sebrae Delas”, comenta a estilista. Há um ano a empresária é acompanhada pela iniciativa realizada pelo Sebrae/MS, que tem o objetivo de impulsar negócios liderados por mulheres.

Com as capacitações realizadas por meio do programa, Roseli passou a se sentir muito mais confiante e preparada, além de ter ganho uma rede de apoio com outras mulheres na mesma jornada empreendedora que ela. “Antes do Sebrae eu estava perdida, não tinha muita noção de qual caminho seguir. As capacitações e o contato com pessoas na mesma situação que eu, me transformaram e me tornaram muito mais capaz de tomar decisões difíceis e cuidar da minha empresa”, afirma.

Os planos de Roseli para o futuro incluem o alcance de um público ainda maior e uma presença virtual mais fortalecida. Para os próximos anos a empreendedora pretende aumentar o seu espaço físico, com um ambiente dedicado para a produção de fotos das peças que produz. Além disso, em breve a estilista abrirá a sua loja on-line, onde poderá atender mulheres de todo o Brasil.

Para conferir os vestidos produzidos por Roseli e obter mais informações sobre os serviços prestados, é possível conferir o perfil da marca no Instagram, em Roseli Budke.

Apoio ao Empreendedorismo Feminino

O programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso foi estruturado e criado em Mato Grosso do Sul há 10 anos, iniciativa do Sebrae/MS para apoiar negócios comandados por mulheres. Ao longo de 10 anos, já auxiliou mais de 14 mil empreendedoras.

Para 2023, estão abertas as inscrições para mais um ciclo do programa. As interessadas devem se inscrever até o dia 15 de março no portal do Sebrae (www.sebrae.com.br/sebraedelasms), onde está disponível o edital. Mais informações pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.