Em visita às obras da ponte de Porto Murtinho, Eduardo Riedel reforça que Rota Bioceânica vai se tornar realidade
A importância do Brasil cumprir com os projetos assumidos de infraestrutura e rodoviários para a conclusão da Rota Bioceânica foi um dos assuntos destacados pelo governador Eduardo Riedel nessa terça-feira (19), durante visita às obras de construção da ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho.
Aos jornalistas, o chefe do Executivo Estadual citou que é preciso “fazer a nossa parte” e contribuir para viabilizar a integração continental. “A Rota vai se tornar realidade e abrir grandes oportunidades para Mato Grosso do Sul e ao Brasil. Obras importantes e estruturantes seguem do lado do Brasil e nos países vizinhos”, destacou.
Na oportunidade, Riedel lembrou que a revitalização da BR-267 e a alça rodoviária em Porto Murtinho, que vai dar acesso a ponte, já foram viabilizadas através do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], do Governo Federal. “Pedimos sete obras e todas serão atendidas”, anunciou, frisando que são essenciais para dar acesso à ponte.
O Governo do Estado já investiu R$ 72,3 milhões em Porto Murtinho. Também foram garantidos incentivos para reativar a hidrovia do rio Paraguai, atraindo operadores e empreendimentos portuários à região. “O corredor bioceânico vai nos tirar do isolamento e ter impacto direto nas nossas vidas”, afirmou o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra.
Também participaram da visita à ponte os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. “Existe um compromisso integral e de primeira hora com a ligação aos países sul-americanos, para promover esta integração. São cinco rotas, entre elas a Bioceânica, uma das mais importantes”, citou Waldez Góes.
Em sua fala, Simone Tebet citou que os produtos do Centro-Oeste vão chegar mais rápido e ficarão mais baratos na China. “Foi necessário todo este esforço para que este projeto se torne realidade, ligando o Brasil ao mundo. Esta dinâmica vai mudar a vida das pessoas. Das cinco rotas de integração, esta será a primeira a ser inaugurada”.
Obras
Construída pela Itaipu Binacional, a ponte vai ligar Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, e terá 1.294 metros de comprimento e 29 metros de altura em relação ao leito do rio Paraguai. O orçamento é de U$$ 85 milhões e 45% dos trabalhos já foram concluídos.
O governo estadual ainda articulou junto ao Governo Federal a realização de obras de infraestrutura complementares para ligação do corredor, entre elas o acesso à ponte bioceânica, que terá o investimento de R$ 472 milhões.
Lá serão pavimentados 13 km, além da construção de um centro aduaneiro, trabalho de terraplanagem e acesso elevado à ponte. A ordem de serviço foi assinada em dezembro do ano passado.
Também foi autorizada a restauração de 101 km da rodovia BR-267, que liga o distrito de Alto Caracol a Porto Murtinho. As obras tiveram início na semana passada, de acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes).