DestaquesPolítica

Em parceria com o BRDE, MS terá agência de fomento econômico para fortalecer o desenvolvimento local

O governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (1º) a criação de uma agência de fomento econômico em parceria com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

O novo órgão vai possibilitar a entrada de Mato Grosso do Sul como sócio do BRDE e, assim, viabilizar a obtenção de recursos no mesmo. A previsão é que em seis meses a agência esteja criada e aprovada para operação pelo Banco Central.

Os estudos estavam em andamento há um ano. “Será uma nova opção para o empresariado, através das linhas de estratégia que temos, acompanhando industrialização, as cadeias produtivas competitivas e os novos negócios que tem surgido aqui”, disse.

Entre as possibilidades analisadas para entrar no banco, foi estudada a sociedade direta, o que logo foi descartado devido aos custos elevados. Dessa forma, o formato da agência de fomento será mediante uma parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o BRDE.

A agência de fomento deverá contar com 51% de participação do Estado e 49% do BRDE, em um formato inovador e que ampliará a capacidade de apoio ao empresariado, oferecendo crédito a micro e pequenos empreendedores, por exemplo.

Essa será a primeira experiência brasileira nessa forma. O anúncio aconteceu durante a solenidade de posse de Eduardo Riedel como novo presidente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), realizada em Campo Grande.

O evento contou com a presença dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Carlos Massa, o Ratinho Junior (Paraná), entre outras autoridades políticas locais.