Em MS, sistema de divulgação de candidaturas já soma 14 chapas executivas e quase 350 nomes ao legislativo
Em Mato Grosso do Sul, apenas 15 cidades estão com parte dos pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador registrado no sistema eletrônico de contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o chamado Divulgacandcontas. Na consulta realizada às 14 horas dessa sexta-feira (02), o site somava 14 chapas para Prefeituras e 349 nomes concorrendo ao quadro do legislativo municipal.
O sistema é atualizado diariamente pela Justiça Eleitoral conforme ocorre o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado. Os postulantes precisam, antes, serem aprovados nas convenções partidárias, cujo prazo para a realização encerra na segunda-feira (05). A partir disso, as legendas têm até o dia 15 deste mês para efetivarem as indicações nos órgãos eleitorais. No dia 16 começa a campanha.
No caso de Campo Grande, até agora somente consta no sistema a candidatura a prefeita da atual deputada federal Camila Jara (PT), que tem como pré-candidato a vice-prefeito na chapa o deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. A Capital também soma 81 pré-candidatos a vereadores dos partidos PT, PV, PC do B, Podemos, Solidariedade,
Em Dourados, segunda maior cidade do estado, também há somente um registro de pré-candidato a prefeito e a vice, que são de Beto Teles (Rede) e Maristela Chaves (Rede), respectivamente. Por lá, somente seis pré-candidatos a vereador já foram disponibilizados no site oficial, sendo dos partidos Rede e PSOL, que estão federados, ou seja, concorrem no pleito em aliança.
Em São Gabriel do Oeste, duas chapas já foram registradas para o executivo, sendo a primeira formada pelo duo Dr. Clodoaldo (Republicanos) e Dr. Eduilio (Republicanos), pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente, e a outra por Sérgio Marcon (PSDB) e Kalícia de Brito (MDB). Na cidade, há até agora 57 nomes disputando uma cadeira na Câmara de Vereadores, dos partidos PSDB, Cidadania, PL, MDB, Republicanos e Avante.
Constam da página informações declaradas pelos candidatos, tais como processos, lista de bens patrimoniais, dados pessoais, arrecadação e financiamento para a campanha e os gastos já utilizados. A plataforma permite ainda verificar dados até mesmo de eleições passadas, caso o candidato tenha concorrido anteriormente. Você pode conferir o site clicando aqui.