Em Dourados, por falta de biometria e atualização cadastral, 10 mil podem ficar sem o título de eleitor
Em Dourados, 10 mil pessoas poderão ter os seus títulos eleitorais suspensos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e, com isso, não poderão votar nas eleições municipais de 2024, além de estarem sujeitas as demais complicações que a falta do documento acarreta.
De acordo com o órgão eleitoral, houve uma revisão em cumprimento ao Programa de Identificação Biométrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que apontou para mais de 36 mil eleitores em situação irregular em Mato Grosso do Sul devido a falta da biometria ou da atualização dos dados.
Vale lembrar que entre os anos de 2019 e 2020 foi realizada a revisão geral do eleitorado, na época, também foi registrado o cadastro biométrico e, neste período, cerca de 33 mil não compareceram para fazer atualização dos dados em Dourados. Todos esses tiveram seus títulos cancelados pelo TRE-MS.
Entretanto, no ano seguindo, por causa da pandemia provocada pela Covid-19, o TSE suspendeu, de forma excepcional, os efeitos dos cancelamentos dos titulos para permitir que esses eleitores pudessem votar nas eleições municipais de 2020 e nas eleições gerais de 2022.
Agora, passado este período, o órgão eleitoral máximo voltou a cobrar o cadastramento biométrico dos eleitores. “Eleitores que não fizeram a biometria, mas votaram nas últimas eleições, seguiram com os títulos regulares pelo TSE”, explica Israel Lins Almeida, chefe de Cartório da 18ª Zona Eleitoral.
Ainda segundo ele, uma parcela de quase dez mil eleitores está com a situação irregular. “Eles não podem emitir passaporte, se matricular em universidades, fazer empréstimos e podem, inclusive, ter o CPF cancelado”, disse. O prazo para poder ficar apto para as próximas eleições municipais é até 8 de maio de 2024.
Para atualizar o cadastro eleitoral e regularizar o título, basta comparecer na Justiça Eleitoral de Dourados, que atende de segunda a sexta-feira, entre 12h e 18h, sem a necessidade de agendamento. “O atendimento é rápido e tranquilo. Uma outra vantagem é que não há cobrança de multas das pessoas que ficaram sem votar”, completou Israel Lins.
Serviço: A Justiça Eleitoral de Dourados está localizada na Rua Montese, 435, no Jardim Londrina. Outras informações podem ser obtidas pelo whatsapp (67) 99959-6359.