Em Campo Grande, mais de 25 mil pessoas já foram vacinadas com a bivalente
Desde o início da vacinação emergencial contra a Covid-19, Campo Grande tem se destacado nacionalmente. Por inúmeras vezes, a Capital Sul-mato-grossense figurou entre as cidades com maior índice de cobertura vacinal do país e conseguiu retomar o bom ritmo de imunização com a ampliação da vacina Bivalente para novos públicos.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), até o momento, 25.289 pessoas foram vacinadas em Campo Grande com a vacina Bivalente. Por dia, a Capital tem aplicado mais de 1 mil doses.
“Hoje a população conta com uma quantidade significativa de locais onde é possível fazer a vacinação. E essa facilidade de acesso contribui para que a gente consiga manter os bons índices de cobertura vacinal”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo.
Atualmente, mais de 50 unidades de saúde espalhadas pelas sete regiões de Campo Grande estão referenciadas para a vacinação.
O reforço com vacina Bivalente está disponível para idosos de 60 anos ou mais, imunocomprometidos, indígenas aldeados e quilombolas com 12 anos e trabalhadores da Saúde de qualquer idade.
Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, para receber o reforço é necessário estar com o esquema primário completo e ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses.
A vacina bivalente, produzida pela Pfizer, foi especialmente produzida em cima de duas variantes da Ômicron, da última grande onda que tivemos no Brasil e que até hoje são as responsáveis pelo maior número de casos. Os frascos se diferenciam dos demais por terem a cor da tampa cinza.
Já a monovalente é a vacina que vem sendo utilizada durante toda a pandemia. Para a estratégia de vacinação contra a covid-19 ela tem como base o vírus original do coronavírus, o SARS-CoV-2, que é o patógeno responsável pelo covid-19. Por isso, são chamadas de vacinas ancestrais.
Quais são os públicos imunocomprometidos?
Transplante de órgãos sólidos ou medula óssea;
HIV;
Doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticóides
em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de predinisona ou equivalente por
pelo menos 14 dias;
Uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
Imunodeficiências primárias;
Doença renal crônica em hemodiálise;
Tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos contra câncer nos últimos seis meses;
Neplasias hematológicas
Demais públicos
A aplicação da primeira dose foi liberada na última semana para crianças de seis meses a menores de 3 anos sem comorbidades. Até então, somente o público com comorbidades estava apto a receber o imunizante.
A vacinação segue disponível para todas as pessoas com 3 anos ou mais, bem como aquelas que precisam tomar as doses de reforço, dentro dos prazos estabelecidos.
As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses, conforme os calendários disponíveis no site: http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg. Os locais de vacinação também podem ser consultados neste endereço.
A aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais, vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses.
Caso haja dúvida sobre a data para aplicação do reforço basta acessar o carteirinha digital disponível no site: vacina.campogrande.ms.gov.br.
Imunização
Até o momento, 738 mil pessoas foram vacinadas com ao menos um dose de vacina contra a Covid-19, o que representa mais de 80% de toda a população campo-grandense. Em Campo Grande já foram aplicadas mais de 2 milhões de doses, desde o início da campanha emergencial de vacinação contra a doença, iniciada em 19 de janeiro de 2021.
Onde encontrar a vacina?
Segunda a sexta-feira
Horário de vacinação – 7h30 às 11h e 13h às 16h45
Bandeira
- USF Moreninhas
- USF Itamaracá
- USF MAPE
- USF Moreninha
Centro
- UBS 26 de Agosto
- USF Vila Corumbá
- USF Vila Carvalho
Prosa
- USF Noroeste
- USF Nova Bahia
- USF Mata do Jacinto
- USF Estrela Dalva
Imbirussu
- USF Serradinho
- USF Silvia Regina
- USF Indubrasil
- USF Zé Pereira
- UBS Lar do Trabalhador
- UBS Popular
- USF Aero Itália
- USF Sírio Libanês
- USF Ana Maria do Couto
- USF Albino Coimbra
Lagoa
- USF Vila Fernanda
- USF Batistão
- USF São Conrado
- USF Antártica
- C.F Portal Caiobá
- USF Tarumã
- USF Oliveira
- USF Caiçara
- UBS Buriti
- USF Bonança
- USF Santa Emília
- USF Coophavilla
Segredo
- USF São Francisco
- USF Vila Nasser
- USF Paradiso
- USF Azaléia
- USF Estrela do Sul
- USF Vila Cox
- UBS Coronel Antonino
- USF Vida Nova
Anhanduizinho
- USF Jockey Club
USF Anhandui
UBS Dona Neta
C.F Iracy Coelho
USF Parque do Sol
UBS Aero Rancho
USF Botafogo
USF Los Angeles
USF Paulo Coelho Machado
UBS Pioneira