Em 60 dias, Capital somou mais de 3,5 mil pedidos de seguro-desemprego
Nos dois últimos meses, mais de 3,5 mil trabalhadores campo-grandenses deram a entrada no seguro-desemprego. Ao mesmo tempo, no período foram criados 429 novos empregos. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (1º) pela Fundação Social do Trabalho (Funsat).
Conforme os dados, no mês de abril foram realizados 2.361 pedidos de entrada no seguro-desemprego. Na época, Campo Grande vivia o auge das medidas de prevenção ao novo coronavírus, com fechamento das escolas e universidades e de boa parte do comércio, especialmente na região central e de centros comerciais e shoppings centers.
Em maio, este número caiu para 1.171 pedidos. No último mês, com o afrouxamento das medidas de prevenção à doença, o comércio pôde reabrir suas portas e voltar a atender o público, mas o volume de vendas ainda não se recuperou e muitas lojas se viram forçadas a demitir e até mesmo fechar suas portas para sempre.
Com isso, somando os dois meses últimos meses, foram 3.532 pedidos de seguro-desemprego registrados pela Funsat.
Empregos crescem
Ao mesmo tempo, alguns setores da economia cresceram em meio a pandemia, especialmente o da alimentação e de produtos de higienização. Para conseguirem efetuarem suas vendas diante do regime de quarentena, as empresas também precisaram investir em outro tipo de serviço, o da entrega a domicílio, contratando motoristas/motociclistas ou terceirizando através de aplicativos.
Quanto aos dados da criação de empregos, a Funsat registrou aumentou de abril para maio. No primeiro mês foram 161 novos trabalhos enquanto que no segundo a marca foi de 268 novos empregos. O índice aponta para uma leve retomada do crescimento econômico após o período mais conturbado provocado pela doença.
Medidas contra o covid-19
Para o bom atendimento ao público e segurança, a Funsat passou a cumprir as regras de distanciamento, distribuindo máscaras aos cidadãos e aferindo a temperatura daqueles que procuram os serviços públicos.
Em parceria com da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) a Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande) passou a disponibilizar dois Totens para auto atendimento (para solicitação da Carteira de Trabalho).
A Fundação do Trabalho oferece desde 28 de maio, o serviço de Chat, por meio de link no site da FUNSAT, para tirar as dúvidas dos cidadãos e fazer alguns encaminhamentos.
A orientação é para a população evitar ir ao prédio da Funsat, localizado na Rua 14 de Julho, 992, e opte por usar as ferramentas digitais. No caso de seguro desemprego o cidadão conta com o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” e para quem busca vagas de emprego existe o ”Sine Fácil”, ambos do Governo Federal , encontrados tanto no Google Play quanto na Apple Store.
Para outros assuntos, a Funsat dispõe do teleatendimento pelo telefone 4042-0585 das 07h30 às 13h30. O atendimento presencial também está sendo realizado entre as 07h30 e 13h30.