Eleições para conselheiro tutelar têm falta de cédulas; Resultado deve sair em 2 dias
A eleição para conselheiro tutelar em Campo Grande realizada neste último domingo (6) foi marcada por demora na fila e falta de cédulas. Conforme a comissão eleitoral, mais de 200 candidatos disputaram as 25 vagas. Cerca de 26 mil compareceram às urnas e a previsão é que o resultado seja divulgado somente na quarta-feira (9).
Eleitores alegaram que a demora em alguns pontos de votação foi porque havia apenas uma urna. A comissão eleitoral do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente nega o problema. O órgão disse também que a falta de cédulas foi devido ao grande número de votantes.
Conforme o conselho, cerca de 15 mil pessoas eram esperadas, mas 26 mil compareeram às urnas. Nesta terça-feira (8), a entidade deve convocar uma entrevista coletiva para falar sobre os problemas registrados durante as eleições.
Conforme a organização, 16 candidatos foram reprovados e recorreram à Justiça para continuar concorrendo. A justiça deu uma liminar e eles puderam receber votos normalmente, só depois o caso vai ser julgado em definitivo e esse foi o motivo que o processo teve que ser feito com urnas de” lona”, e não com urnas eletrônicas, como estava previsto inicialmente.
Campo Grande tem cinco conselhos tutelares e 25 conselheiros. São cinco conselheiros para cada sede. Por conta do tamanho da cidade, que tem mais de 800 mil habitantes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, seriam necessários mais três conselhos.
*Por G1 MS