DestaquesPolítica

Eduardo Leite anuncia apoio à João Dória para encerrar racha interno do PSDB

A crise interna do PSDB ganhou ‘abafa’ nesta sexta-feira (22). Isso porque o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, divulgou uma nota oficial afirmando que está apoiando a indicação de João Dória para disputar a presidência do País no pleito de logo mais. Os dois tucanos vinham ganhando mídia por estarem disputando a preferência da legenda para a disputa eleitoral, que está envolvidoa em uma aliança com o MDB, União Brasil e o Cidadania.

Leite e Dória estariam rachando o PSDB, algo que ganhou proporções maiores após as prévias tucanas para o Planalto, realizadas em 2021 e que foram vencidas pelo ex-governador paulista. O resultado interno do PSDB foi citado pelo gaúcho em seu texto ‘de paz’. “Hoje este nome é João Doria, por decisão dele e das prévias – das quais nunca se buscou tirar legitimidade”, disse Leite na carta.

Em outro ponto, Eduardo Leite comentou que poderia ter deixado o PSDB e ingressado em outra sigla para ser candidato a presidente. “Quero lembrar que se eu quisesse apenas ser candidato a presidente da República, como uma ideia fixa acima de tudo e de todos, eu teria trocado de partido e isso estaria decidido, não importando as consequências”, afirmou.

Mais cedo, em seus perfis nas redes sociais, Leite comemorou estar na frente de outros nomes, que chama de “candidaturas postas”, da “terceira via” em uma pesquisa. “Agradeço aos brasileiros que nos enxergam como uma alternativa à polarização. Darei minha contribuição, onde for, para ajudar o país a retomar serenidade e equilíbrio”, escreveu.

João Dória já deu inícioa sua corrida eleitoral, mesmo ainda não tendo sido oficializado pela aliança, que tem ainda os pré-candidatos Simone Tebet (MDB) e Luciano Bivar (União Brasil). O quarteto partidário se comprometeu em anunciar no dia 18 de maio um candidato de consenso para a presidência do País.

Internamente, a informação que é tida como certa aponta que João Dória será o candidato da aliança tendo como vice Luciano Bivar, já que Simone, em entrevista recente, afirmou que não disputará o pleito como vice-presidente.

Veja a carta divulgada por Eduardo Leite:

Eduardo Leite anuncia apoio à João Dória para encerrar racha interno do PSDB

Deixe um comentário