Eduardo Bolsonaro é o novo líder do PSL na Câmara
O filho do presidente Jair Bolsonaro, deputado federal Eduardo Bolsonaro, ambos do PSL, é o mais novo líder do Governo na Câmara dos Deputados. A confirmação aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (21), ele substitui Delegado Waldir (PSL-GO), que já havia divulgado um vídeo reconhecendo a mudança na liderança.
O PSL está passando por uma forte crise política interna, com grupos que apoiam o presidente Bolsonaro e outro que defende o atual presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar.
A disputa pela liderança na Câmara começou há duas semanas. Foram enviadas para a direção da Câmara duas listas com assinaturas de deputados do PSL pedindo a troca de líder.
No entanto, aliados de Waldir entregaram uma terceira lista que, após análise de Câmara, prevaleceu sobre as demais, por ter mais assinaturas.
Nesta segunda, apoiadores de Eduardo entregaram uma nova lista – a quarta – com 29 assinaturas (mais da metade da bancada), que foi validada pela Câmara.
Pelas regras da Casa, a lista mais recente, desde que tenha assinatura da maioria dos deputados de um partido, tem validade para definir o líder da bancada.
Segundo as informações, dos dois deputados sul-mato-grossenses que pertencem ao PSL, apenas o médico Luiz Ovando foi quem assinou pela mudança na liderança. O deputado Loester Trutis votou pela manutenção da liderança.