DOF registra aumento no número de veículos apreendidos e recuperados em 2023
O número de veículos com registro de roubo ou furto recuperados pelo Departamento de Operações da Fronteira (DOF) em Mato Grosso do Sul neste ano de 2023 aumentou em 85%. Conforme os dados divulgados nesta semana e que leva em consideração os registros entre janeiro a maio, foram 65 automóveis com queixa criminal recuperados em 2023 contra 35 no mesmo período de 2022.
Destes 65 recuperados, 22 já estavam a serviço de traficantes e contrabandistas. Foram flagrados 13 veículos com registro de furto ou roubo carregados com drogas e nove que estavam sendo utilizados no contrabando de cigarros e defensivos agrícolas. Outros 43 automóveis foram interceptados antes de chegarem passarem pela fronteira com os países vizinhos.
Ainda segundo as informações, tem chamado a atenção das autoridades a utilização de veículos roubados ou furtados por contrabandistas de cigarros e defensivos agrícolas. Este ano já se contabilizou aumento de 55% nas apreensões de veículos com registro criminal que eram utilizados nestas práticas criminosas.
O DOF registrou aumento também nas apreensões de carros que são utilizados para as práticas criminosas, como o transporte de entorpecente, contrabando e outros. De acordo com os números, foram 109 apreensões de veículos nos cinco primeiros meses deste ano contra apenas 45 no mesmo período de 2022, ou seja, aumento de 94%.
Ainda sobre a apreensão de veículos, o Departamento informou que foram 49 carros flagrados com drogas em 2023 contra 39 em 2022, o que corresponde a um aumento de 25%.
O número de carros locados que estão sendo usados pelos criminosos também cresceu significamente. O DOF apontou este ano já foram 25 automóveis de empresas deste segmento apreendidos com cargas de drogas, armas, cigarros e defensivos agrícolas. O saldo é três vezes maior do que ocorreu em todo o ano passado, quando apenas oito apreensões de carros locados foram registradas.
O balanço do DOF revelou também que já foram realizadas duas operações em 2023 denominadas ‘DOF em Ação I e II’. Segundo o diretor da unidade, coronel PM Everson Antônio Rozeni, nos próximos dias se iniciará mais uma fase da operação e, até o final do ano, outras cinco serão executadas.
“Estamos realizando todo um trabalho de inteligência e estatística que têm norteado as operações para uma melhor eficácia de nossas ações no combate ao crime na fronteira. A operação DOF em Ação demonstrou-se exitosa e, nos próximos dias, iremos executar mais uma fase para que possamos levar a tranquilidade que nossa população merece”, comentou.