DestaquesEntretenimento

Dia histórico: Chaves deixa o SBT após 36 anos de exibição ininterrupta.

Um dos maiores símbolos do SBT e um dos programas de maior sucesso e longevidade da televisão brasileira, o seriado ”Chaves’, está sendo exibido pela última vez nesta sexta-feira (31). A emissora confirmou a saída do programa de sua grade de forma definitiva, justificando que o ato foi uma determinação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da série, juntamente com Grupo Chespirito, administrado pelos herdeiros do criador da obra Roberto Gómez Bolaños.

“A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves. A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias”, diz comunicado da emissora.

É a primeira vez em 36 anos que o humorístico deixa de ser exibido no Brasil pelo SBT. De acordo com a coluna ‘NaTelinha’, a emissora do Grupo Silvio Santos foi pega de surpresa com a mudança contratual. Segundo a publicação, o SBT soube que perderia Chaves na última quarta, dia em que voltou a exibir o programa em sua grade diária, às 14h15, e viu o ibope triplicar no horário.

A emissora também exibia a série nas madrugadas de sábado e manhãs de domingo. Aos finais de semana, também ia ao ar o Clube do Chaves, com as séries ‘Chapolin’ e demais personagens criados por Bolaños, como Chaveco, Pancada, Doutor Chapatin e Dom Caveira.

As afiliadas do SBT também já foram informadas para que não exibam mais Chaves em qualquer horário da programação. Muitas dessas pequenas televisões regionais usavam o seriado para ‘tampar’ buracos na programação local.

A saída da série Chaves não foi apenas no SBT, o Grupo Globo, que exibia os programas no canal fechado Multishow, e dezenas de outras emissoras pelo mundo, alem de canais de streaming, como a Amazon Prime Video, foram obrigadas a excluírem os humorísticos de suas programações.

Ainda conforme a coluna, o contrato atual do SBT com a Televisa venceria em 31 de dezembro deste ano. Nos bastidores, comenta-se que o filho de Bolaños, Roberto Gómez Fernández, revisou o acordo com a Televisa por ter outros projetos em relação à obra do pai, como um remate.

“O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente”, conclui a nota do SBT.

Deixe um comentário