CapitalDestaques

Detran-MS avisa que expediente e atendimento seguem normais na segunda-feira, dia de Brasil na Copa do Mundo Feminina

Ao contrário da determinação imposta pelo Governo do Estado para que o expediente nos seus órgãos públicos nos dias em que houver jogos da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo de Futebol seja iniciado mais tarde do que o normal, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) comunicou neste sábado (22) que o atendimento ao público vai continuar respeitando o cronograma tradicional, ou seja, não sofrerá os efeitos da mudança.

Em nota à imprensa, o Detran-MS destacou que “em razão do Decreto “E” N. 83 que trata do expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina Fifa 2023, o expediente nas agências em todo Estado seguirão normalmente nesta segunda-feira (24)”, quando as meninas estreiam na competição contra o Panamá, às 07 horas (MS).

Ainda no entendimento do órgão de trânsito, “qualquer alteração impactaria diretamente na vida do cidadão que já possui algum tipo de serviço agendado, como é o caso de exames teóricos e práticos”.

A decisão do Detran-MS ocorre ante a demora por parte do Governo do Estado em decidir pela regulamentação do expediente nos dias em que a Seleção Brasileira for jogar nesta Copa do Mundo. O Decreto que traz a mudança no horário só foi publicado na sexta-feira (21), ainda em edição extra do DOE.

De acordo com a publicação, servidores estaduais terão três horas a partir do horário do jogo da seleção para iniciar o expediente, ou seja, nos dias em que os jogos começarem às 6h da manhã, o expediente iniciará às 9 horas, e nos dias de jogos com início às 7h, o expediente iniciará às 10 horas.

A compensação deverá ser feita até o final do ano. A redução no expediente não se aplica aos setores e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos, como hospitais.

Na justificativa para a medida, o governador Eduardo Riedel (PSDB) usou o termo da paridade de gêneros. “É uma questão de igualdade. Na Copa do Mundo de futebol masculino o governo decretou ponto facultativo, natural que nesse momento em que as mulheres representam o país na edição feminina do torneio haja a mesma decisão”, declarou ele.

Além da partida dessa segunda-feira, a Seleção Brasileira Feminina também vai jogar no sábado (29), às 06 horas (MS), contra a França, e encerra a fase de grupos na próxima quarta-feira (02), às 06 horas (MS), contra a Jamaica. Se por ventura conseguir passar as oitavas de finais, o Brasil vai jogar no dia 08 (terça-feira), às 07 horas (MS) caso fique em primeiro na chave, ou às 04 horas (MS) caso termine em segundo.