Desfile das escolas de samba e blocos segue sem data em Campo Grande
Os tradicionais desfiles das escolas de samba e blocos carnavalescos de Campo Grande seguem sem uma data certa para acontecerem em 2021. Por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, todos os festejos costumeiramente realizados na semana do Carnaval, de 12 a 16 de fevereiro, foram adiados ou cancelados.
As entidades envolvidas, como a Liga das Escolas de Samba de Campo Grande, Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, ainda estudam uma nova data para os desfiles. A princípio, o carnaval fora de época deve acontecer entre os meses de maio, junho e julho.
No entanto, a confirmação oficial deve vir somente quando a situação da pandemia em Mato Grosso do Sul estiver controlada, com a campanha de vacinação avançada e o número de casos novos da doença estiver reduzido. O evento deverá ser realizado seguindo todas as normas de biossegurança, o que será um desafio já que o Carnaval é uma festa de aglomeração.
De acordo com o presidente da Fundação de Cultura de MS, Gustavo de Arruda Castelo, o cancelamento do Carnaval só acontecerá em último caso, uma vez que a festa movimenta a economia estadual e muitas pessoas dependem financeiramente da realização das festividades.
“O carnaval somente deixará de ser realizado em último caso, se as condições de saúde da população devido à pandemia não melhorarem e os decretos municipais não forem flexibilizados.”, afirmou, salientando ainda que a festa precisa ser realizada com muita responsabilidade por todos os envolvidos.