Derrotado, Capitão Contar deixa as eleições de 2022 em silêncio
Derrotado nas urnas neste segundo turno, o deputado estadual Capitão Contar (PRTB) informou que não irá se pronunciar neste domingo (30) sobre o resultado eleitoral, conforme notificou a sua assessoria de imprensa. Nem mesmo nas redes sociais houve algum tipo de manifestação de sua parte.
Com 100% das urnas já apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Riedel obteve 56,90% dos votos válidos, 808.210 em números reais, contra 43,10% (612.113 votos) do adversário neste segundo turno, Capitão Contar (PRTB).
O candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Contar, Humberto Figueiró (PRTB), esteve no comitê de campanha, situado na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, e comentou com a imprensa que não há sabor de derrota nas urnas.
“Vamos ficar para a história por enfrentarmos a máquina pública. Agradeço aos votos de todos que confiaram em nós”, disse. “Independentemente de tudo, tenho gratidão e vontade de lutar contra o sistema. Hoje o que temos é o fortalecimento de um grupo”, disse aos presentes.
A campanha de Contar
Contar conseguiu chegar ao segundo turno destas eleições graças a uma declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o debate presidencial da TV Globo, onde ele foi forçado pela também presidenciável e senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke a declarar apoio em favor de Capitão Contar, algo que Bolsonaro não havia feito até então.
O impacto da declaração foi imediato no primeiro turno, fazendo Contar, que então figurava nas pesquisas como quarto ou terceiro colocado, acabou sendo o vencedor com 26,71% dos votos contra 25,16% de Eduardo Riedel. Sem ter o mesmo apoio no segundo turno, já que Jair Bolsonaro decidiu ficar neutro pelo fato dos dois postulantes serem favoráveis a ele, Renan Contar acabou sentindo os efeitos opostos.
Outro fator que pesou para esse resultado foram as ausências de Contar em quase todos os debates do segundo turno. Ele optou por sair em campanha pelo Estado enquanto que o seu adversário foi recebendo espaço e tempo livre para apresentar suas propostas em todos os canais e veículos de imprensa. No único debate em que esteve presente, da TV Morena, Contar mostrou despreparo e falta de conhecimento, sendo visivelmente derrotado por um Eduardo Riedel experiente, paciente e confiante.