Deputados presenteiam juízes de MS com gratificação salarial de 20%
Os deputados estaduais deram na sessão ordinária desta terça-feira (10) um maravilhoso presente de Natal aos juízes sul-mato-grossenses. A categoria terá um aumento de 20% em seus salários, trata-se de uma gratificação pelas horas trabalhadas a mais nas comarcas.
A proposta original previa o aumento de 30%, mas trabalhadores do Poder Judiciário protestaram e conseguiram reduzir 10%, caindo para os atuais 20%. A votação ficou marcada pela nova manifestação dos servidores no plenário, mas não houve efeito e a gratificação acabou aprovada pelo placar de 18 a 3.
Entre os deputados que votaram a favor da gratificação, a justificativa mais comum era de que o Poder Judiciário de MS tem autonomia no seu orçamento e que a medida não é ilegal. Outros também disseram que a ideia é incentivar os juízes a trabalharem mais, especialmente no período noturno e finais de semana, já que não recebem hora-extra.
Foram favoráveis ao projeto: Antônio Vaz (Republicano), José Carlos Barbosa (DEM), Carlos Alberto David dos Santos (PSL), Eduardo Rocha (MDB), Evander Vendramini (PP), Gerson Claro (PP), Herculano Borges (SD), Jamilson Name (sem partido), Lídio Lopes (Patri), Londres Machado (PSD), Lucas de Lima (SD), Marçal Filho (PSDB), Márcio Fernandes (MDB), Neno Razuk (PTB), Onevan de Matos (PSDB), Rinaldo Modesto (PSDB), Renato Câmara (MDB) e Zé Teixeira (DEM).
Os contrários foram: Cabo Almi (PT), Renan Contar (PSL) e Pedro Kemp (PT).