Deputado Onevan de Matos morre aos 77 anos
Segundo a assessoria, Onevan estava internado em um hospital de São Paulo e morreu às 15h10 (horário de MS) após sofrer um infarto durante cirurgia de cateterismo.
Ainda de acordo com a assessoria, neste momento a equipe do parlamentar está cuidando do trâmite do translado do corpo que será encaminhado para Naviraí, cidade que será realizado o velório e o sepultamento.
Onevam liderava as pesquisas em Naviraí. Com a morte, o candidato a vice, o vereador Márcio Araguaia (PTB) assume a campanha como candidato a prefeito.
Covid-19
Onevan se recuperava de uma infecção respiratória decorrente do novo coronavírus. Ele foi submetido a processo chamado de desedação, diminuindo medicação para retirada de aparelhos e permitindo que ele acorde.
Onevan foi diagnosticado com novo coronavírus em 22 de setembro e ficou internado em Campo Grande por dois dias.
No início de outubro, o voltou ao hospital e chegou a precisar de ventilação mecânica. Depois de receber alta fez o tratamento em São Paulo.
Biografia
Mineiro de Frutal, hoje Itapagipe, Onevan José de Matos nasceu em 17 de dezembro de 1942. Sua trajetória política teve início como vereador, por dois mandatos, no município de Jales (SP), ainda pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro).
Onevan de Matos chegou em Naviraí, então Estado de Mato Grosso, no ano de 1975, para exercer a sua profissão: advogado.
Na política, Onevan foi responsável pela estruturação do então partido de Oposição ao Regime Militar nesta região do Estado.
Em 1978, logo após a criação de Mato Grosso do Sul, foi eleito deputado estadual na primeira Legislatura do Estado, participando da elaboração da 1ª Constituição da nova unidade da federação.
Em 1983 tomou posse em seu segundo mandato de deputado estadual. No seu terceiro mandato, que se iniciou em 1987, Onevan de Matos se licenciou do Parlamento Estadual para concorrer ao cargo de prefeito de Naviraí.
Vitorioso na eleição, deixou a Assembleia Legislativa em 31 de dezembro de 1988 para assumir a prefeitura.