Delegado Rolando de Souza assume o comando da Polícia Federal
O delegado Rolando Alexandre de Souza é o novo diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação dele para o cargo aconteceu nesta segunda-feira (04), através de uma publicação do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) no Diário Oficial da União (DOU).
Conforme o currículo, Rolando é delegado da Polícia Federal e desde setembro de 2019 ocupava o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
De 2018 a 2019 esteve como superintendente da PF em Alagoas. Também já foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e ocupou cargos de chefia na Divisão de Combate a Crimes Financeiros e na superintendência em Rondônia.
Outro ponto importante na nomeação é que Rolando é um amigo pessoal e de confiança do Alexandre Ramagem, por sua vez diretor-geral da Abin e que havia sido indicado por Bolsonaro para ser o novo chefe da PF.
A nomeação de Romagem só não foi concretizada por interferência do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o ato do presidente alegando indícios de desvio de funcionalidade.
Rolando vai substituir Mauricio Valeixo, que foi exonerado do cargo por Bolsonaro na tentativa de colocar Alexandre Ramagem. A troca do comando da PF levou o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, a pedir demissão.