De MS, Cida Gonçalves é anunciada para o Ministério das Mulheres no governo Lula
Mato Grosso do Sul tem o seu primeiro representante entre os ministros do futuro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta quinta-feira (22), o nome de Cida Gonçalves foi oficializado para comandar o Ministério das Mulheres.
Ministério da Mulher: Cida Gonçalves, foi secretária nacional do enfrentamento à violência contra mulher e ajudou a fundar a Central dos Movimentos Populares no Brasil. pic.twitter.com/nLM7zw4z35
— Lula (@LulaOficial) December 22, 2022
Ela integra a equipe de transição do presidente eleito e já atuou na área durante os governos anteriores do PT. Cida Gonçalves é especialista em gênero e violência contra mulher e ocupou o cargo de secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres nos governos de Lula e Dilma Roussef (PT).
Consultora em políticas públicas para o enfrentamento da violência doméstica, a futura ministra participa de workshops para prefeituras e governos estaduais para a atuação na área.
No currículo, consta que coordenou o processo de articulação e fundação da Central dos Movimentos Populares no Brasil. Foi assessora técnica e política da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no período de 1999 a 2000 e Assessora da Coordenadoria de Atendimento a Mulher da Secretaria de Estado de Assistência Social Cidadania e Trabalho no período de 2001 a 2002.
Ela também já chegou a se candidatar à deputada constituinte no pleito de 1986, na época, ganhou notoriedade por ter sido a única mulher a disputar o posto, mas perdeu. Ela também já tentou ser vereadora por duas vzes, nas eleições de 1988 e 2000, mas também saiu derrotada. Cidinha sempre foi filiada ao PT.