Criança de nove anos morre em Dourados por consequência da dengue
Uma criança de nove anos é a nova vítima da dengue em Mato Grosso do Sul neste ano. O óbito foi confirmado nesta terça-feira (03) pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) através da publicação do boletim epidemiológico semanal. O paciente era residente em Dourados, que agora passa a contabilizar três mortes provocadas pela doença em 2024.
Os dados indicam ainda que o menino apresentou o início dos sintomas no dia 16 de agosto e no dia 27 faleceu. A confirmação de que se tratava de um caso de dengue ocorreu somente na segunda-feira (02). Até então, a última morte registrada pelo Estado neste ano tinha sido no dia 10 de julho. Ao todo, são 29 vítimas fatais no acumulado.
Com relação aos casos prováveis, são 19.043, sendo 15.744 confirmados. Nos últimos 14 dias, apenas o município de Brasilândia registrou incidência média da doença. Mato Grosso do Sul ainda registra 16 óbitos em investigação.
Ainda conforme o boletim, 84.706 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.232 casos prováveis, sendo 881 confirmados. Não há óbitos registrados.
A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins: