DestaquesSaúde

Covid-19: MS tem mais 14 mortes e 947 exames positivos

Com mais 947 exames positivos registrados nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul chegou a 33.509 nesta quarta-feira (12), conforme consta no boletim epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde (SES). Foram registrada ainda 14 óbitos, totalizando agora em 558 vítimas fatais provocadas pelo vírus.

Os dados que integram o boletim foram computados no período da noite de segunda (10) até a noite de terça-feira (11). Entre os municípios com maior número de novas confirmações nestas 24 horas, Campo Grande aparece em primeiro lugar com 429 novos casos. Três Lagoas vem logo em seguida com 56, Corumbá com 54, e Miranda com 52 completam o pódio.

Dos 33.509 casos confirmados da doença em MS, 5.198 estão em isolamento domiciliar, 27.239 estão sem sintomas e já estão recuperados e 514 estão internados. Sete pacientes internados são procedentes de fora do Estado.

Quanto ao número de leitos hospitalares disponíveis no Estado, a macrorregião de Campo Grande tem 87% dos leitos já estão ocupados, em Dourados são 50% da ocupação, na macrorregião de Três Lagoas, 30%, e na macrorregião de Corumbá a lotação está em 77%.

Dos 14 óbitos computados, quatro foram em Campo Grande, quatro em Corumbá, dois em Miranda e um nas cidades de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Sidrolândia e Nova Andradina.

https://www.vs.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/Boletim-Epidemiológico-COVID-19-2020.08.12.pdf

Secretário de Saúde pede união de esforços

Durante a live de atualização dos dados, o secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, reforçou que a união de esforços é fundamental para frear o avanço da pandemia em Mato Grosso do Sul.

“Estamos chegando ao nosso patamar máximo de construção de novos leitos porque agora vamos esbarrar no desafio de recursos humanos para o manuseio dos equipamentos, para tratar os pacientes internados nos leitos de UTI. Não se constrói esses profissionais do dia para a noite”, ponderou pedindo a conscientização da população não só para o isolamento social, mas também para as determinações dos gestores municipais que adotam medidas baseadas no Programa Prosseguir.

A média móvel mostra o avanço exponencial da doença no Estado. Conforme apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) a média para os últimos 7 dias é de 742 casos e de 13,9 vidas perdidas por dia em Mato Grosso do Sul.  O indicador reflete a situação da mortalidade de forma mais fiel, já que aos sábados e domingos, por exemplo, os registros são mais baixos – não mostrando, necessariamente, a realidade da incidência de mortes ocorridas.

Enquanto os indicadores da Covid seguem em expansão as taxas de isolamento social continuam abaixo dos 40%. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é entre 60% e 70%. Mato Grosso do Sul registrou taxa de recolhimento de 35,7% nesta terça-feira (11). Para o mesmo dia, Campo Grande ficou nos 35% e ocupa o terceiro pior lugar no ranking das capitais brasileiras.

Deixe um comentário