Costa Rica empata em 1 a 1 com o Operário e leva o título do Campeonato Sul-mato-grossense de 2023
Com ajuda do ridículo regulamento da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), o Costa Rica conquistou neste domingo (30) o seu segundo titulo estadual ao empatar em 1 a 1 o segundo jogo da final contra o Operário no Estádio Laertão, em Costa Rica.
Os dois times tinham empatado o jogo anterior, em Campo Grande, em 0 a 0 e, como o regulamento dá ao time de melhor campanha o direito de jogar pelo empate, o Cobra do Norte acabou se sagrando campeão mesmo sem ter vencido.
Esse foi o segundo título do Costa Rica em toda a sua história. O primeiro, aliás, foi em 2021 quando o campeonato foi disputado em sistema de pontos corridos, ou seja, sem ter uma disputa final entre os dois melhores.
Como não há mais competições para o time profissional, o Costa Rica fechou a temporada e deve desmontar o elenco. Com o título, o clube está garantido no Campeonato Brasileiro da Série D de 2024, além da Copa do Brasil e Copa Verde.
O Operário se garantiu apenas na Copa do Brasil, mas como foi o campeão estadual do ano passado vai jogar o nacional deste ano.
O Galo estreia pelo grupo A7 na mesma da data, diante da Ferroviária (SP), sem horário confirmado. O grupo conta ainda com Crac (GO), Cascavel (PR), Inter de Limeira (SP), Maringá (PR), Patrocinense (MG) e XV de Piracicaba (SP).
O jogo
No primeiro tempo, os donos da casa ditaram o ritmo da partida e saíram na frente com gol de Bruninho, de pênalti, aos 42 minutos.
Na jogada, Evangelista recebeu entre dois defensores, no meio, e em velocidade acabou derrubado dentro da pequena área. A arbitragem marcou pênalti e Bruninho converteu.
No segundo tempo, o Galo começou pressionando o CREC em busca do empate, mas errou finalizações e não conseguiu reverter o domínio do jogo.
Já nos acréscimos, o empate saiu pelos pés de Irapuan, que recebeu livre no meio da pequena área e balançou a rede, mas naquela altura já não era possível mudar mais nada.