Corredor exclusivo do transporte público na Rua Rui Barbosa começa a funcionar nesta terça-feira
Após um longo ciclo de revitalização e adaptação no trânsito da região central de Campo Grande, finalmente o corredor do transporte coletivo da Rua Rui Barbosa vai começar a funcionar. De acordo com a Prefeitura Municipal, a partir das 05 horas da manhã de terça-feira (20) 152 ônibus de 44 itinerários diferentes passarão a circular dentro de uma pista exclusiva de rolagem que irá cortar a região central da cidade, reduzindo o tempo de viagem e facilitando a locomoção para o passageiro.
Ao todo, são 3,8 km de extensão, entre o Terminal Morenão até a Avenida Mato Grosso. Serão 986 viagens nos dias úteis passando pelas ruas Chile, Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa. Ao todo, foram instaladas cinco estações de embarque e desembarque ao longo da Rua Rui Barbosa, sendo estes localizados nas esquinas com as ruas Aníbal de Toledo, Professor Severino Ramo de Queiróz, Tônico Saad, Barão do Rio Branco e Marechal Cândido Mariano Rondon.
Há ainda dois pontos de paradas localizados na Rua Chile, próximo à Rua São Miguel, e na Rua Quintino Bocaiúva, próximo à Rui Barbosa. Toda a via recebeu nova sinalização vertical e horizontal, além de serem implantados 21 conjuntos semafóricos, todos interligados no Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana, que permite realizar a programação, reset, por fibra ótica, direto da central.
Com o corredor, os veículos de passeio, caminhões e motocicletas não ficarão mais no caminho do ônibus sob a pena de multa. A partir de agora está proíbido estacionar nas margens do corredor. “A grande vantagem do corredor é que será diminuído o tempo de trajeto. O corredor aumenta a velocidade média dos ônibus, e quando isso ocorre, você tem uma diminuição no tempo de viagem. Isso para o usuário é muito importante”, explica o diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima.
Entre as novidades para os passageiros, os pontos de ônibus mostraram os horários das linhas em tempo real através de um QR-Code. Tudo ainda contará com iluminação inteligente durante as noites, uma medida para garantir segurança e aumentar a luminosidade durante o tempo em que a população estiver no ponto, que estão no meio da rua. A revitalização da Rua Rui Barbosa começou em junho de 2021, de lá para cá, foram sete quilômetros da via (da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul até a Avenida Rachid Neder) recapeada, com calçamento novo e padronizado e equipamentos de acessibilidade.
Motorista terá acesso ao corredor para conversão à esquerda
De acordo com a Agetran, os motoristas precisam estar atentos a sinalização na hora de fazer a conversão à esquerda: na quadra é necessário entrar na pista exclusiva de circulação dos coletivos, mesmo onde não houver estação de embarque, para que o acesso às suas transversais seja feito com segurança.
Este procedimento já é feito desde abril, quando começou a funcionar o primeiro trecho do Corredor Sudoeste, ligação da Avenida Afonso Pena com o Terminal Bandeirantes, pelas ruas Guia Lopes e Brilhante.
Os técnicos lembram que sob nenhuma hipótese o motorista deve fazer a conversão pela faixa central da pista atravessando o corredor.
No trecho mais central da Rui Barbosa, entre Afonso Pena e Cândido Mariano, onde há duas estações, na primeira (esquina da Rio Branco), vão embarcar e desembarcar os passageiros de 19 linhas.
A segunda estação, esquina com a Cândido Mariano, será utilizada por usuários de outros 20 itinerários.
Com o corredor na margem esquerda do sentido de tráfego, a Agetran explica que as calçadas ficam livres para a circulação de pedestre.