DestaquesTrânsito

Corpo de Bombeiros divulga orientações de primeiros socorros no trânsito

Qualquer motorista está sujeito a se envolver em um acidente no trânsito. É o risco que faz parte da rotina e que sempre acontece de uma forma inesperada. Na maioria dos casos, há vítimas com ferimentos que vão desde os mais leves até mesmo situações mais graves ou fatais.

Existem medidas que podem ser executadas por você mesmo diante de um acidente e que vão ajudar a evitar que os feridos tenham sequelas ou complicações que possam comprometer os respectivos quadros clínicos.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul repassou algumas orientações para que você, seja condutor ou pedestre, possa fazer para ajudar a salvar a vida das vítimas de um acidente de trânsito. Confira abaixo como agir nestas situações.

Depois de um acidente, o primeiro passo é sinalizar o local com o que tiver à mão (triângulo, arbustos), evitando assim, a ocorrência de outros acidentes, como colisões e atropelamentos, enquanto você estiver prestando socorro. Logo em seguida, ligue para a emergência e informe detalhes do ocorrido, como existência de vítimas, tipo do veículo e se há algum vazamento, por conta do risco de explosões e incêndios.

É preciso, ainda, ajudar a vítima a se manter consciente, por isso, converse com ela, faça perguntas, esse processo facilita o socorro profissional, mas se houver algum risco de explosão é preciso manter distância do local.

O que não fazer?

Em caso de acidente é preciso evitar a aglomeração de pessoas ao redor da vítima, uma vez que isso pode prejudicar o resgate e a recuperação do acidentado. Não encoste e nem movimente a vítima, pois ela pode não apresentar muitos ferimentos visíveis, mas talvez tenha algum problema interno que, com mínima movimentação, será agravado.

O único caso no qual é permitido encostar na vítima é se ela estiver com dificuldades para respirar, devido ao cinto de segurança. Solte-o, mas sem mover o corpo.

Em caso de perda de sangue, o aconselhável é realizar pressão direta no local do ferimento. A aplicação de torniquete deve ser realizada apenas por um socorrista treinado. Preocupe-se em deixar a vítima confortável, consciente e aguarde o resgate chegar.

Passo a passo

  1. sinalize o local;
  2. ligue para a emergência (telefone 193);
  3. ajude a manter a vítima consciente;
  4. evite aglomerações e não movimente o corpo da vítima.

Deixe um comentário