Convenções partidárias começam hoje; confira a agenda
Tem início nesta segunda-feira (31) o período para que os partidos políticos promovam as chamadas convenções partidárias, quando os filiados escolhem quem serão os candidatos aos cargos em disputa, neste ano, prefeito, vice-prefeito e vereadores. O prazo encerra no dia 16 de setembro.
As eleições de 2020 foram alteradas por conta da pandemia do novo coronavírus. A votação do primeiro e segundo turno, que tradicionalmente acontecem no mês de outubro, foram remarcadas para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente.
Ao mesmo tempo, os prazos eleitorais também sofreram alterações. Até então, o período das convenções partidárias estava programado para os dias 20 de julho a 5 de agosto.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para atender às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia, os partidos poderão realizar suas convenções em formato virtual, bem como para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
Também a partir de hoje, observado o dia seguinte ao qual se realizou a convenção, a ata e a lista dos presentes deverão ser transmitidas via internet ou, na impossibilidade, ser entregues na Justiça Eleitoral para publicação no sítio eletrônico do tribunal regional eleitoral correspondente.
A Justiça Eleitoral encaminha, a partir de hoje, à Secretaria da Receita Federal do Brasil o pedido de inscrição no CNPJ das candidaturas cujos registros tenham sido requeridos pelos partidos políticos ou coligações, o qual deverá ser atendido em até 3 dias úteis.
Calendário
Os partidos agendaram suas convenções para o mês de setembro. O primeiro da lista será o PDT, que realiza quarta-feira (02), na sede do partido, no bairro Santa Fé, a partir das 8h. A expectativa é que sejam anunciada a candidatura do deputado federal Dagoberto Nogueira para a disputa em Campo Grande, tendo como vice Kelly Cristina Costa.
No dia seguinte será a vez do partido NOVO, que deve oficializar o nome de Guto Scarpanti para a disputa, com a Priscila Afonso complementando a chapa.
No dia 05, o PT faz a sua convenção partidária para confirmar a candidatura do deputado estadual Pedro Kemp, com Eloísa Castro de vice na chapa pura.
No dia 8, o Progressistas confirma Esacheu Nascimento como candidato a prefeito de Campo Grande. Não há consenso sobre o vice.
No dia 10, o Republicanos apresenta a candidatura de Wilton Acosta ao cargo de prefeito. Também não há informações sobre o complemento da chapa.
No dia 12, o Solidariedade consolida a candidatura de Marcelo Miglioli.
No dia 15, o MDB oficializa o nome do deputado estadual Márcio Fernandes para o pleito. Também sem cogitação para o vice.
No dia 16 são duas convenções agendadas, a do Rede Sustentabilidade, que deve ter apenas candidatos a vereadores, e do PSOL, que aposta em Cris Duarte e a vice Val Eloy.
Os partidos PSL, PL, PODEMOS, PV, PCdoB, PSC, PSD ainda não apresentaram as datas de suas convenções.