Conheça o perfil de mais cinco futuros secretários estaduais anunciados pelo governador eleito Eduardo Riedel
O governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) anunciou nesta terça-feira (20) mais cinco nomes do seu futuro primeiro escalão. Na semana passada, ele já havia apresentado em coletiva de imprensa outros cinco integrantes do seu secretariado. Antes da virada do ano novo ele deverá finalizar a lista de sua equipe, que terá ao todo 14 nomeações entre secretários estaduais e órgãos jurídicos e de fiscalização.
No anuncio de hoje foram confirmadas as permanências de Antônio Carlos Videira na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), que passará a ter em sua composição secretarias executivas de Segurança Pública, de Justiça e da Polícia Penal; Jaime Verruck na Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação); Carlos Eduardo Girão de Arruda na chefia da CGE (Controladoria Geral do Estado); Dr. Maurício Simões Correa na Secretaria do Estado de Saúde (SES) e Pedro Arlei Caravina na Secretaria de Governo (Segov).
De acordo Eduardo Riedel, na próxima semana serão anunciados os quatro últimos nomes de sua equipe de trabalho administrativa. “Iremos anunciar o novo secretária da Educação; de Cidadania, Turismo, Esporte e Cultura; da Assistência Social e Direitos Humanos, e também do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), uma das novidades para a próxima gestão e que estará lotada na Secretaria de Governo”, disse.
Assista a coletiva no play abaixo:
Conheça o perfil dos secretários estaduais do próximo governo de Mato Grosso do Sul:
Antonio Carlos Videira: Atual secretário de Justiça e Segurança Pública, Videira tem 53 anos e é natural de Santa Isabel do Ivaí (PR). No seu currículo, consta que ingressou na área de segurança como escrivão, se tornando delegado posteriormente. Esteve no DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) e regional da Polícia Civil de Dourados. Em 2015 foi superintendente de Segurança Pública até virar o títular da Sejusp em 2017.
Jaime Verruck: Atual secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Verruck tem 58 anos e é natural de Crissiumal (RS). Economista for formação, tem doutorado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial. No currículo, consta que foi diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), diretor-regional do Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de MS) e diretor-corporativo do Sistema Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) sendo o responsável pela gestão estratégia do SESI, SENAI, IEL e FIEMS. Também atuou como professor de Economia da UCDB e sócio da FGV em Campo Grande e Cuiabá.
Carlos Eduardo Girão de Arruda: Formado em Ciências Econômicas pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do RJ) e em Direito pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), tem mestrado em Administração Pública e Governo pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). No currículo, consta que foi chefe da CGE (Controladoria Geral do Estado) em 2017.
Maurício Simões Corrêa: Médico neurocirurgião, no currículo consta uma longa carreira no setor administrativo da Unimed (Confederação Nacional das Cooperativas Médicas), sendo diretor financeiro e diretor-presidente. No histórico, ele é filho do engenheiro agrônomo Afonso Nogueira Simões Corrêa, nomeado em 1975 pelo então presidente do Brasil, Ernesto Geisel, para representar interesses da região sul de Mato Grosso (uno) na comissão especial organizada para dividir o Estado. Afonso também foi secretário de Desenvolvimento Econômico do governador Harry Amorim Costa, falecendo em 2016.
Pedro Caravina: Eleito deputado estadual pela primeira vez no pleito de outubro, Caravina tem 52 anos e é natural de Presidente Prudente (SP). Ele é formado em Direito e tem pós-graduação em Gestão Pública Municipal. No currículo, consta que foi delegado de polícia e prefeito de Bataguassu por dois mandatos. Ganhou destaque ao presidir a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Mais recentemente, entre fevereiro de 2021 até o início de 2022, esteve como secretário-adjunto na Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura), então chefiada por Eduardo Riedel.