Conheça a história de 10 hits que marcaram 2021
As plataformas de streaming de música cresceram ainda mais em 2021. E não podemos falar sobre hits sem citar o impacto que o TikTok teve nos lançamentos deste ano.
Com a rede social, diversos novos artistas emplacaram seus sucessos e atingiram novos públicos. Listamos 10 hits de 2021 com as histórias de como foram criados.
Matheus Fernandes – Coração Cachorro
AUUUUUUU! Late coração, cachorro, late coração! É impossível encontrar alguém que não cantou o refrão do single de Matheus Fernandes, que virou febre no Brasil depois de hitar no TikTok. A música é uma clara versão de Same Mistake, de James Blunt, que chegou a cobrar o artista brasileiro pelos créditos na canção. Em um acordo extrajudicial, o britânico ficou com 20% dos direitos de composição da música e todos viraram amigos.
Luísa Sonza – Penhasco
A cantora quebrou nossos corações com o single Penhasco, que faz parte de seu álbum DOCE 22. A música de Luísa fala sobre o fim de um amor, as frustações e o desejo de retornar para a pessoa amada. O fim de seu casamento com Whindersson Nunes, em 2020, teria sido a grande inspiração para o single.
Em entrevista para a Foquinha, Luísa revelou que compôs a letra durante sua viagem de avião para o México. “Eu ficava pensando: ‘Se a aeromoça me ver ela vai achar que eu estou morrendo’. Eu ficava contra uma janela, escrevendo no celular e chorando muito, muito”, contou.
Gloria Groove – A Queda
Hit no Brasil e hit lá fora! A Queda, lançada por Gloria Groove, trouxe um momento histórico e inesquecível para a cantora. O single entrou no Top 200 da parada global da Billboard. Foi a primeira vez que a artista foi incluída no chart. A composição traz uma crítica à sociedade do espetáculo, a cultura do cancelamento e as redes sociais, dando destaque para aquelas pessoas que sentem prazer em ver os outros se dando mal.
Em entrevista no Encontro, Gloria revelou que o single foi inspirado em Karol Conká, que participou do BBB21 e foi cancelada pelo público por seu comportamento no reality. A história dela serve para o que estou retratando em ‘A Queda’. Foi um dos grandes ódios massivos que a gente presenciou enquanto público. Isso causa um misto de sensações em mim. Eu estou vendo na minha frente o que pode acontecer com a vida e a carreira da pessoa. ‘A Queda’, é para sobretudo gerar essa reflexão.”
Israel & Rodolffo – Batom de Cereja (BBB)
Considerada a música mais tocada em 2021 pelo Spotify, o single Batom de Cereja de Israel e Rodolffo também marcou a participação do cantor sertanejo pelo Big Brother Brasil.
A música chegou a ser oferecida pelos autores aos Barões da Pisadinha, Wesley Safadão e Raí Saia Rodada, mas nenhum artista aceitou a oferta. A dupla apostou na composição, pensada em primeiro momento para o forró, e a transformou em um hit do sertanejo. No BBB21, Batom de Cereja virou trilha sonora do reality e os participantes, aproveitando todas as festas, faziam dancinhas e coregrafia para o single toda vez que tocava.
Ludmilla – Ela Não (Numanice)
Pagodeira, sim! Ludmilla embalou as festas, churrascos e também os momentos em casa com o EP Numanice, gravado ao vivo no Rio. O single Ela Não, lançado no início de 2021, abriu uma nova fase da carreira da cantora, que mostrou seu talento em mais um gênero musical. O hit ficou no topo das paradas de streaming no Brasil.
Lil Nas X – INDUSTRY
O rapper e cantor norte-americano se consagrou em 2021 como um dos grandes nomes do pop atual. Lil Nas foi indicado ao Grammy com o álbum Montero e o single INDUSTRY BABY, em parceria com Jack Harlow. A composição é um recado direto para os críticos do artista, que afirmavam que sua carreira acabaria depois de Old Town Road.
Com o disco, ele anunciou a contribuição com o Fundo Bail X, que junta doações para pagar a fiança de pessoas negras que estão presas por infrações leves no país. “A música é a forma como luto pela libertação. É meu ato de resistência. Mas também sei que a verdadeira liberdade requer uma mudança real no funcionamento do sistema de justiça criminal. Começando com fiança em dinheiro”, afirmou ele na época.
Olivia Rodrigo – Good 4 U
Eleita Artista do Ano pela revista TIME, Olivia Rodrigo lançou seu álbum de estreia, Sour, em maio, e tomou conta das paradas mundiais ao redor do mundo. O single good 4 u ficou diversas semanas no topo da Billboard e a jovem se consagrou como a grande revelação da música nos Estados Unidos. Ela também recebeu a primeira indicação ao Grammy como Artista Revelação.
O que alavancou ainda mais a popularidade de Olivia foram as letras falando sobre o fim do relacionamento com Joshua Bassett. O disco é um claro desabafo sobre o namoro conturbado e as polêmicas que o envolveram no término. O single, good 4 u, inclusive, acabou tendo mais dois compositores adicionados após o lançamento: Hayley Williams e Josh Farro, que compuseram Misery Business com o Paramore. A cobrança pelos direitos autorais foi feita depois da clara semelhança entre as duas músicas e o sample usado pela jovem.
8) Lisa (BLACKPINK) – MONEY
Lisa, integrante do grupo de K-Pop BLACKPINK, fez seu debut solo com o álbum LALISA. Mas foi a B-Side, MONEY, que bombou nas redes sociais e nos charts internacionais. Falando sobre dinheiro, a música foi usada pelos internautas em vídeos sobre a série de sucesso da Netflix, Squid Game. O sucesso da mistura das duas produções rendeu mais um hit para a carreira da cantora tailandesa.
9) Doja Cat – Woman
Atração do Lollapalooza em 2022, Doja Cat também é uma das grandes revelações da música dos Estados Unidos. Seguindo o sucesso de Say So, lançada em 2019 e que explodiu em 2020, a cantora divulgou seu novo álbum, Planet Her, que hitou instantâneamente com Woman no TikTok e nas plataformas de streaming.
10) Billie Eilish – Happier Than Ever
Aguardado e aclamado álbum de Billie Eilish, Happier Than Ever é o segundo disco da cantora. Com o single que dá nome ao projeto, a jovem foi indicada a diversos prêmios como Grammy e VMA. O trabalho trouxe a versatilidade de Billie, que explorou diversos gêneros musicais, incluindo a bossa nova. “Essa é a canção mais terapêutica que eu já escrevi. Eu gritei os meus pulmões quando a gravei, eu queria tirar esses gritos de mim há muito tempo”, afirmou Billie.
* Por Revista Quem/Globo