Confira como será a posse de Lula para o seu terceiro mandato presidencial
Eleito no pleito deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será empossado para o seu terceiro mandato no domingo (1º). O fato é histórico, já que será o primeiro presidente escolhido democraticamente por três vezes.
O evento reunirá lideres políticos, chefes de Estado, artistas e apoiadores em locais diferentes dentro de Brasília (DF), já que o rito prevê solenidades no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto.
De acordo com a programação inicial, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin deverão chegar à Catedral de Brasília por volta das 14h20min (DF). Às 14h30min (DF), o presidente eleito sairá em carro aberto em direção ao Congresso.
A posse será através da sessão solene marcada para as 15 horas (DF). Lula será recebido no Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco.
A sessão solene começa com a execução do Hino Nacional. Em seguida, Lula fará o Compromisso Constitucional e assinará o termo de posse, juntamente com Alckmin. Lula fará um pronunciamento à nação, seguido pelo presidente do Senado e do Congresso.
Após o encerramento, Lula seguirá para a área externa do Congresso, onde haverá uma cerimônia de honras militares. Em seguida, o presidente já empossado seguirá para o Palácio do Planalto, onde subirá a rampa e fará um discurso no Parlatório, em frente à Praça dos Três Poderes.
O roteiro da posse no Planalto ainda não foi divulgado, mas, conforme a praxe, o presidente eleito recebe a faixa presidencial do antecessor – o que pode ocorrer no pé da rampa ou no Parlatório.
Depois do discurso no Parlatório, Lula e Alckmin recebem cumprimentos de autoridades estrangeiras e convidados e também participarão de solenidade no Itamaraty.
Paralelamente às solenidades oficiais da posse, ocorrerá na Esplanada dos Ministérios o Festival do Futuro, com shows gratuitos de dezenas de artistas.