Com recapeamento da rua Antônio Moraes Ribeiro, Prefeitura pavimentação da Vila Nasser
A Prefeitura de Campo Grande iniciou o recapeamento da Rua Antônio de Moraes Ribeiro, uma das vias de acesso à Vila Nasser para quem está transitando na Avenida Tamandaré. Esta é a última frente de serviço prevista para a Vila Nasser (etapa B), onde com um investimento de R$ 25,6 milhões foram executados 16,5 km de asfalto para pavimentação de 31 ruas e recapeamento de outras 3.
Além de infraestrutura (que inclui rede de esgoto), o bairro, localizado na região urbana do Segredo, com população estimada em 25 mil habitantes, recebeu um piscinão com capacidade para 10 milhões entre as ruas Flávio Pedra e Santa Isabel. Está prevista uma segunda bacia de retenção 4 vezes maior (capacidade para 40 milhões de litros ) numa área próxima à Avenida Dr. Miguel Vieira. As duas estruturas de controle e prevenção de enchentes, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos vai retardar a chegada da enxurrada ao Córrego Imbirussu onde desemboca. A intervenção vai reduzir a pressão sobre a drenagem da Vila Oeste e Portal das Laranjeiras, além de evitar erosão no entorno do antigo Clube do Trabalhador onde hoje parte desta água fica empoçada , levando areia e sedimentos.
Recapeamento
O recapeamento da Rua Antônio Moraes Ribeiro, iniciado nesta semana, se estenderá por 1.307 metros até a Rua São Manoel. Nesta etapa B de obras do Nasser foram feitos 4 quilômetros de pavimentação, abrangendo as ruas Lindóia; a São Lucas; São Bartolomeu; Carlos Scardine; Sabino José da Costa; João Guimarães Rosa; Estevão Mendonça; Iturbides de Almeida Serra; São Tiago e Dona Julia Serra, outra ligação do bairro com a Tamandaré, passando em frente da Escola Municipal de Educação Infantil Iracema da Cunha Barreto.
O asfalto da Rua Lindóia foi estendido até o Residencial Tolentino, um parcelamento vizinho, onde estão prontas 250 casas para serem entregues, e foram lançadas uma segunda etapa de mais 350. Antes do asfalto foram feitos 600 metros de tubulação para conexão com a drenagem existente na Rua Catarino de Almeida.
Também foi concluída as obras do Complexo Seminário etapa A, projeto de infraestrutura que viabilizou a execução de 5 km de drenagem, 13 km de pavimentação e 6 km de recapeamento nesta região da cidade, que concentra mais de 15 mil habitantes. Está localizada na margem direita (sentido bairro) da Avenida Tamandaré, desde a confluência com a Avenida Mascarenhas de Moraes, até depois do campus da UCDB, no Jardim São Caetano.
A intervenção incluiu a extensão da rede de esgoto e a abertura de um novo acesso à Universidade Católica, pela Rua Marechal Câmara. A última frente de serviço foi o recapeamento da Rua Francisco Barbato, por onde passou o canal de drenagem de 834 metros, que começou na Avenida Tamandaré, atravessa a Rua do Seminário, a Avenida Heráclito Figueiredo e termina no Córrego Segredo.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, esta estrutura de drenagem vai captar também a enxurrada que desce pela Rua Três Marias, onde foram implantados 1.836 metros de tubulação. “É mais um passo para eliminar pontos de alagamento em bairros no entorno, como o Bosque da Saúde e Jardim Paradiso”, explica
Em outra frente de serviço, só que no Bairro Monte Castelo, a Prefeitura concluiu o recapeamento da Avenida Monte Castelo, que agora tem asfalto novo desde a Mascarenhas de Moraes até a Avenida Norte.