Com obras próximas do fim, trânsito na nova ponte da Av. Hayel Bon Faker será liberado ainda este mês
O trânsito na Avenida Hayel Bon Faker, uma das principais vias de ligação da cidade de Dourados, deve ser liberado novamente já nos próximos dias. O trecho que passa sobre o Córrego Laranja Doce, responsável pelo acesso do bairro Jardim Europa até a região central, está interditado desde meados do mês de março deste ano, quando uma forte chuva atingiu o município provocando uma série de estragos e alagamentos, além de uma enorme erosão no ponto em pauta.
Para dar fim de uma vez por todas no problema, a Prefeitura de Dourados investiu pesado e mandou fazer uma ponte de contreto sobre o córrego, com uma estrutura moderna e que irá suportar até 45 toneladas por eixo. “Essa ponte é classe TD-45, projeto utilizado para rodovias, pode passar caminhões, é muito bem reforçada para não ter mais problemas”, explica João Vítor Antônio, engenheiro da Matpar, empresa responsável pela obra.
A construção da ponte já está na sua reta final, conforme avaliou o secretário municipal de Obras Públicas, Luis Gustavo Casarin, que nessa sexta-feira (02) esteve visitando o local. Conforme o andamento, hoje teve início o processo de alocação da “laje pi”, que liga os dois extremos da ponte. São 16 módulos de aproximadamente 15 toneladas cada, trabalho que deve ser concluído no sábado (03). A previsão é que, se não houver contratempo, o tráfego na via seja liberado ainda esse mês.
Nesta etapa da obra, o trabalho é feito com dois caminhões guindastes que levantam até 80 toneladas, um em cada lado, para que os módulos da laje sejam posicionados. “Os dois trabalham em sincronia para que os módulos possam ser posicionados, um a um. Esse processo é feito com todo cuidado, mas dentro do planejado”, detalhou o engenheiro responsável. Ainda segundo ele, a ponte terá uma faixa de pedestre. “Deixamos uma medida até um pouco acima da média para que os pedestres possam passar com total segurança”.
A ponte pré-moldada terá 12 metros de comprimento e 16m de largura, sendo 10m de pista de rolamento e 3m de calçada em cada lado de passeio público. Ainda serão instaladas quatro bocas de lobo duplas duas em cada lado antes de chegar na ponte. “Está tudo dentro do cronograma. Acredito que com essa etapa sendo concluída nos próximos dias, a liberação do tráfego acontecerá o mais breve possível, já que não foi detectado nenhum atraso significativo durante o período de execução da obra até o momento”, avaliou o secretário municipal.