Com mais de 1,3 mil vagas, UEMS abre inscrições para o Vestibular 2023
Começou nesta segunda-feira (03) o período de inscrições para o processo seletivo de ingresso na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Ao todo, são oferecidas 1.322 vagas para o ano letivo de 2023.
Para os interessados, as inscrições seguem até o dia 24 de novembro, exclusivamente pela internet na página https://concurso.fapec.org. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 e deve ser paga até o dia 25 de novembro.
Confira o passo a passo para efetuar a inscrição:
- Acesse o site https://concurso.fapec.org;
- Selecione o link “Inscrições”;
- Clique no Processo Seletivo Vestibular – UEMS 2023;
- Opte pelo curso desejado;
- Preencha a ficha de inscrição;
- Indique a categoria de inscrição para a qual vai concorrer: concorrente de graduação ou treineiro;
- Indique a modalidade de concorrência da vaga: ampla concorrência ou vagas reservadas (somente para os/as candidatos/as que se inscreverem na categoria concorrente de graduação);
- Indique a língua estrangeira: inglês ou espanhol;
- Opte pelo município onde deseja realizar a prova: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas;
- Solicite ou não isenção do pagamento da taxa de inscrição (conforme prazo do item 4.2 deste Edital);
- Solicite ou não o atendimento diferenciado (conforme item 5.1 deste Edital); l) concordar com as normas do Processo Seletivo Vestibular – UEMS 2023;
- Confirme os dados
As provas Objetivas e de Redação serão realizadas no dia 17 de dezembro nas cidades de: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Serão 60 questões objetivas de múltipla escolha com 15 questões sobre cada uma das competências: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
Já a divulgação do gabarito preliminar será em 20 de dezembro, resultado final em 30 de janeiro de 2023 e convocações a partir de 1º de fevereiro.
A ocupação das vagas será por acesso universal (ampla concorrência) e reserva de vagas (20% para negros que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, 10% para indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, 10% para residentes em Mato Grosso do Sul e 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento).
O Processo Seletivo Vestibular UEMS – 2023 será executado pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) e contará com a opção treineiro para aqueles candidatos que estiverem cursando a 1ª ou a 2ª Série do Ensino Médio ou equivalente, podendo participar das provas deste processo seletivo apenas para avaliar seus conhecimentos. O candidato inscrito na condição de treineiro não sairá na classificação final, mas no edital do resultado das provas.
A UEMS possui aproximadamente 8 mil alunos em 58 cursos oferecidos em 15 unidades universitárias e 13 polos de Educação a Distância (EaD) em 28 municípios. No interior, abrigam polos presenciais: Dourados, Amambaí, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.
Os detalhes podem ser conferidos no edital publicado na última sexta-feira (30), clique no link VESTIBULAR-UEMS