DestaquesMunicípios

Com mais de 220 famílias afetadas pelas chuvas, Corumbá decreta situação de emergência

A cidade de Corumbá decretou situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingem a região desde o início desta semana. A madrugada de quarta-feira (14) foi o momento mais crítico, onde muitas avenidas e ruas foram alagadas, obrigando muitas famílias a deixarem suas casas às pressas por conta da enxurrada.

Até o final da manhã desta quinta-feira (14), no ponto de apoio montado no ginásio da Escola José de Souza Damy, cerca de 220 famílias já haviam sido atendidas pelos voluntários e equipe técnica da Prefeitura Municipal. Eles receberam doações de roupas, colchões, utensílios e alimentos.

A meteorologia prevê 35 milímetros de chuva para esta quinta. Ontem foram 187,2 mm em 24 horas, volume esperado para todo o mês de janeiro.

No Decreto que determinou a Situação de Emergência, o prefeito ressalta ainda que foram verificados danos estruturais em vários pontos da cidade e levou em consideração o Parecer Técnico nº. 001, da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, fundamentando o reconhecimento da situação anormal caracterizada como enxurrada, conforme COBRADE nº 1.2.2.0.0.

“Esta situação de anormalidade é válida apenas para as áreas deste município, comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelo Formulário de Informações do Desastre e pelo Croqui da área afetada elaborados pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil”, determina o documento.

O Decreto Nº 2.465 ainda possibilita a mobilização de toda a estrutura do Poder Executivo Municipal para atendimento à situação de emergência, sob a coordenação da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, autorizado o desencadeamento de Ações de Resposta ao Desastre.

Deixe um comentário