Com eleições próximas, ônibus voltam a ter capacidade máxima permitida
Faltando pouco mais de 10 dias para as eleições municipais, o serviço de transporte público em Campo Grande voltou a funcionar na terça-feira (03) com a sua capacidade máxima de passageiro. O decreto que restringia e limitava a lotação dos veículos foi revogado pela Prefeitura Municipal após sete meses de vigência.
Embora Campo Grande ainda esteja contabilizando vítimas fatais do Covid-19 diariamente, foram 10 somente nas últimas 24 horas conforme o boletim epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde (SES) desta quarta-feira, a Prefeitura Municipal optou por aceitar que os ônibus tenham a sua capacidade total de passageiros reativado, mesmo que isso provoque a aglomeração.
Segundo os dados do Consórcio Guaicurus, coletivo de empresa que explora o transporte público em Campo Grande, foram 85 mil pessoas transportadas no primeiro dia da liberação, sendo este o maior número desde o começo da pandemia. Antes da pandemia eram transportados por dia 145 mil passageiros. O uso da máscara de proteção facial continua sendo obrigatório para o embarque nos coletivos.
Ainda conforme o consórcio, a entrada nos ônibus dentro dos terminais de transbordo continua sendo pela porta da frente. Uma reunião com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) deve acontecer nos próximos dias para a realização de algumas adaptações nos terminais e essa liberação da porta do meio (integração) possa acontecer novamente.
Quanto aos passes gratuitos dos idosos, o uso ainda está limitado aos horários, sendo nos dias úteis de segunda a sexta-feira das 9h às 16h e das 19h às 00h. Aos finais de semana e feriados, o cartão eletrônico está liberado sem restrição de horário. Já o passe de estudante foi liberado apenas aos alunos das escolas particulares que fizerem o cadastro junto ao Consórcio Guaicurus.