CapitalDestaques

Com clima de deserto, moradores do Cerejeira sofrem ainda com queimadas

Com os termômetros beirando a casa dos 40°C e a umidade relativa do ar em 10%, bem abaixo dos 60% recomendados pelas autoridades de saúde, os cidadãos campo-grandenses ainda precisam conviver com as queimadas urbanas. A fumaça e a sujeira invadem as casas dos moradoras prejudicando ainda mais a respiração, que já sofre com a seca.

Na manhã deste sábado (29), moradores do bairro Jardim das Cerejeiras, na região norte da Capital, foram castigados por mais uma dessas queimadas clandestinas.

Veja o vídeo do incêndio na vegetação enviado ao site MS Hoje.

De acordo com a leitora, o fogo começou por volta das 11 horas em uma área de pasto muito grande localizada às margens do Córrego Segredo.

Com a vegetação seca e o vento forte, logo se alastrou para outros terrenos baldios que ficam ao lado. O Corpo de Bombeiros foi acionado.

De acordo com a Prefeitura Municipal, em caso de autuação, as multas por queimadas variam de R$ 2.414,50 a R$ 9.658. Os valores constam no Código de Polícia Administrativa de Campo Grande, que exige dos proprietários a limpeza, capina e drenagem dos terrenos lindeiros e vias e logradouros públicos.

No entanto, é muito raro descobrir quem inicia os incêndios e, tanto a fiscalização quanto as penalidades aos proprietários dos terrenos baldios, são ineficazes. Campo Grande tem um percentual de áreas desocupadas muito grande e que acabam se tornando lixões, especialmente nas periferias. Os telefones para denúncias são 156 (Prefeitura) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Deixe um comentário